2013/02/22

Notícias do Dia

Hoje temos em destaque a revelação oficial do Chromebook Pixel do Google (o candidato perfeito para o fundo de gadgets deste mês? ;), a chegada do Nexus 4 a Portugal (embora não da forma que desejaríamos) e um chip que promete tornar a realidade aumentada em algo que pode estar sempre ligado nos equipamentos mobile sem afectar a autonomia.

Mas sendo sexta-feira, não podemos deixar de relembrar que têm mais uma das nossas t-shirts oficiais à vossa espera (e se estiverem pelos lados de Gaia, não se esqueçam que é já amanhã que temos o nosso meeting/francesinha mensal, uma vez mais em versão almoço, no Café Lali na Madalena).

E feita esta introdução, seguem-se as notícias do dia:

Site da NBC espalha malware


É um dos cenários que já se anteviam, e que infelizmente tem tendência para se tornar cada vez mais frequente no futuro. Hackers conseguiram infectar o site da NBC, e utilizá-lo para espalhar malware usando vulnerabilidades no Java e nos PDF.

O malware que estava a ser distribuído era o Citadel, que tem por objectivo a fraude bancária e espionagem dos dados dos utilizadores, e não se sabe ainda quantos dos visitantes do site poderão agora ter os computadores infectados.

É verdadeiramente um panorama aterrorizador, pois relembra-nos que até sites que se podem pensar ser "de confiança" poderão esconder algumas surpresas indesejadas. Uma das medidas que se torna essencial é ter sempre o vosso sistema e browser actualizado, e no caso do Java, desinstalarem-no ou desactivarem-no. (Eu já me despedi do Java no meu PC, e também dos PDF Readers - optando por usar o Chrome para essa função; não quer dizer que não seja possível haver falhas de segurança no Chrome que possam ser exploradas, mas ao menos assim são menos factores externos a considerar.)





Cartões Moo NFC já têm App

Lembram-se de  vos ter falado dos cartões Moo com NFC incorporado? Finalmente a Moo já disponibilizou a App para Android que permite escrever as informações que quiserem para o chip NFC nestes cartões (ou para outras tags NFC que tenham).

Com esta app podem gravar no chip NFC coisas como: links para sites, números de telefone, localizações no Google Maps, partilhar as vossas redes sociais, etc. (e claro, podem também ler os dados contidos nestes chips NFC e também fazer reset aos mesmos).


Paypal Here chega aos comerciantes no UK


Se muitas empresas estão a adaptar-se para levarem os seus negócios físicos para o mundo do virtual e digital, no caso do PayPal e outras empresas de pagamentos, o processo é o inverso. Depois de se ter tornado no mais popular sistema de pagamentos online, o PayPal quer dar o salto para o mundo real, e o seu PayPal Here já está a chegar à Europa - mais concretamente ao Reino Unido.

Com taxas mais baixas que os sistemas de pagamentos por cartões tradicionais, estes sistemas irão possibilitar que os pequenos comerciantes e pessoas individuais possam receber pagamentos por cartão e PayPal nos seus negócios - e vai ser interessante ver como o mercado reage a isso (bastará relembrar o célebre caso do Pingo Doce, que deixou de aceitar pagamentos de baixo valor via MB com a desculpa de que as taxas cobradas são excessivas).




Google Maps mais fácil para usar no iOS


Embora já não faça parte do sistema da Apple, o Google não quer que os developers de apps deixem de usar o seu serviço de mapas no iOS, e para isso tornou ainda mais fácil a utilização do Google Maps no iOS.

Anteriormente, um developer tinha que se registar e esperar pelo processo de aprovação para ter acesso ao mapas do Google dentro da sua App. Agora existem chaves de acesso disponíveis para todos, que deverão facilitar a vida aos developers - e que têm também acesso a uma nova App de demonstração que mostra todas as capacidades do Google Maps.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)