Já por cá temos falado por várias vezes da importância de usar passwords seguras (e também da necessidade de se encontrarem novas formas mais amigáveis de autenticação que não nos obriguem a memorizar longas sequências de letras, números e símbolos de forma a que ninguém os consiga adivinhar). No entanto, esse mesmo sistema pode também tornar-se numa gigantesca dor de cabeça caso nos esqueçamos dessas mesmas passwords, como nos conta Jeremiah Grossman, especialista de segurança.
Sendo especialista de segurança e viajando por todo o mundo, Jeremiah toma todas as precauções para manter os seus dados em segurança. No seu caso isso implica usar encriptação total no disco do seu portátil - e, numa técnica bastante comum e que oferece segurança acrescida, usa também volumes secundários encriptados dentro desse mesmo disco. Desta forma, mesmo que alguém o possa obrigar a revelar a password de acesso ao disco, os dados mais sensíveis continuarão a salvo (esperando-se que passem despercebidos aos intrusos, ou pelo menos ganhando tempo precioso para que a situação se resolva).
É o tipo de segurança que até nos dá "descanso" para guardarmos uma lista de passwords que usamos noutros sites e serviços num destes volumes virtuais encriptados.
Portanto... podemos também imaginar o tipo de estragos que pode fazer caso se esqueça a palavra chave de acesso a toda esta informação.
No caso de Jeremiah, felizmente as coisas funcionaram bem... com recurso a amigos e conhecidos especialistas na arte de crackar passwords, e que mesmo depois de algumas dificuldades (o sistema de encriptação utiliza sistemas para complicar a vida aos crackers - como calcular a hash algumas centenas de milhar de vezes, fazendo com que sistemas que testem milhões de possibilidades por segundo vejam o seu desempenho reduzido de forma proporcional: no caso de um dos PCs que estava a auxiliar nesta tarefa, fez com que em vez de 9 milhões de passwords testadas por segundo, se passasse apenas a 100!) acabou por terminar bem.
Fica a lição do dia: ter uma password segura é bom... desde que não se esqueçam dela!
2013/02/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1Password resolve isso :) ...
ResponderEliminarAté te esqueceres da master pass dele... :)
EliminarO meu truque, é "inventar" pass's seguras, e que para mim façam sentido, isto é, que me contem uma história. Usá-las bastantes vezes também ajuda a evitar o esquecimento.
ResponderEliminarEu troquei a pass de uma conta do Gmail e acabei por esquecer. Tentei a recuperaçao, mas como nao tenho la outro email de recuperaçao, nem numero telfone, nao estou a conseguir.
ResponderEliminarEmbora saiba a pass anterior, seguindo os metodos, o Google pede-me para pagar $1 Dolar :s nao sei o que faça.