2013/02/26

Omote 3D - Fotos em 3D


Já estamos habituados a que o Japão ande "à frente" em muitas coisas, e este Omote 3D mostra-nos que até nas fotografias as coisas por lá já não são o que eram. Se já muitos terão dado uso às tradicionais cabines de foto "à lá minute" para desenrascar algumas fotos, que vos parece se em vez de uma foto em papel o resultado fosse um boneco 3D que fosse a vossa fiel reprodução?

Dando uso a uma câmara 3D, esta companhia tira-vos as medidas e depois imprime uma versão miniatura de vocês que depois de pintada à mão se torna num verdadeiro "momento 3D" imortalizado no tempo.
No entanto, penso que ainda há muito espaço para evolução, já que o método de captura 3D que é utilizado por eles requer que as pessoas fiquem completamente imóveis por bastante tempo, o que não o torna apropriado para fazer uma captura em poses mais desportivas ou radicais - ou até para animais de estimação que não gostem de ficar quietos. Mas, penso que com câmaras 3D mais evoluídas, que permitam fazer uma captura "instantânea", isso rapidamente deixe de ser problema.

Numa altura em que muitas pessoas já nem estão habituadas ao toque físico das fotografias (agora que se tornou mais prático tê-las apenas no computador em formato digital), não deixa de ser interessante a possibilidade de se voltar a poder ter uma representação física (e em 3D) de alguém ou de algum momento.

Entretanto, fica a sugestão para os estúdios de fotografia por cá: com umas câmaras 3D e uma impressora 3D, este poderá ser um método bastante original de se distinguirem face à concorrência. (Mas apressem-se, pois daqui por alguns anos qualquer pessoa poderá fazer disto em sua própria casa... ou até antes, se derem um salto a algumas lojas.)

1 comentário:

  1. Isto faz-me lembrar um dos mais recentes episódios do Big Bang Theory, a não perder :)

    ResponderEliminar