2013/02/26

Splitsecnd - Sistema de Alerta para Colisões Automóveis


Não há falta de apps dedicadas à monitorização da condução, ou de soluções que permitem ter alarmes com GPS para sabermos se o nosso automóvel sai do local onde deveria estar; e no caso dos automóveis mais recentes, temos até sistemas que ligam automaticamente para um número de emergência no caso de colisões ou acidentes. Com este Splitsecnd é agora possível adcionar algumas dessas funcionalidades a qualquer automóvel.

Este pequeno módulo que se encaixa em qualquer tomada de 12V contém um GPS, acelerómetros, assim como uma coluna e microfone e ligação 2G. Quando detecta um acidente, faz automaticamente uma chamada para um centro de emergência (e não se preocupem caso o acidente danifique a bateria do automóvel, pois este módulo contém a sua própria bateria para poder funcionar de forma autónoma).


O sistema permite também manter um registo GPS das últimas 10 viagens efectuadas - e que também será bem útil em caso de roubo - e tem alguns detalhes bem pensados, como a existência de uma ficha USB que permite usar o módulo como carregador para os vossos gadgets. Como ponto negativo, preparem-se para ter mais uma mensalidade a pagar (de $14.95/mês para além do custo inicial de $199).

Por enquanto este Splitsecnd está apenas disponível nos EUA, mas parece-me o tipo de projecto que poderia facilmente ser desenvolvido por cá.

2 comentários:

  1. Ligado ao isqueiro é excelente... para o ladrão entrar no carro e o atirar pela janela!!

    ResponderEliminar