2013/02/07

Vodafone Acusa Optimus de Publicidade Enganosa


A Vodafone parece não ter gostado da campanha publicitária da Optimus, onde diz ser o único operador a oferecer acesso à rede 4G nos equipamentos de última geração da Apple (iPhone 5, iPad 4ª Geração e iPad Mini), e apresentou queixa no ICAP por publicidade enganosa.

E de facto, como muitas vezes acontece por cá, a chegada do 4G "à pressão" para os iPhones (que utilizam uma frequência -1800MHz - que não era a que estava a ser utilizada pelas redes 4G nacionais), chegou simultanteamente nos três operadores. Daí que a escolha de palavras da Optimus tenha que ser corrigida - mesmo se na realidade a sua cobertura nestas frequências for superior à dos concorrentes. Sendo certo que a grande maioria dos possuidores de iPhones continua à espera para ver o seu equipamento dar uso ao 4G/LTE. O que me leva à seguinte questão...

Até que ponto toda esta publicidade do 4G no iPhone não mereceria queixa em *todos* os operadores?

Isto é... será admissível que um operador diga ter cobertura 4G para um equipamento, e que depois essa cobertura apenas exista numa área reduzida do país? Se assim for, quem é que decide esse limite?

Será aceitável um operador dizer que tem cobertura 4G caso tenha uma única celula a funcionar na sua sala de reuniões, ou numa área de 500m2 em redor da sua sede?


Depois de muita (alguma) pesquisa, eu lá consegui dar com um local onde apanhava LTE no Porto, e pude ver finalmente o indicador mudar para "LTE" (e com velocidades de 21Mbps de download, 4.51Mbps de upload). Claro que foi apenas para dizer que sim, que logo de seguida, voltando "para casa"... lá desapareceu o LTE... e até o 3G apenas aparece para fazer feitio.

Aliás, falando do 3G, interrogo-me sobre se não seria igualmente merecedor de queixa estarmos a pagar por um serviço que depois nos oferece velocidade "fantásticas" como estas (testes realizados em dias diferentes, para demonstrar que não é um caso isolado).



Velocidades estonteantes de 0.04 e 0.05Mbps de download que me fazem suspeitar que a Vodafone esteja a reservar o download todo para a rede LTE, para dizer que é rápida. ;P Já no upload, fica demonstrado que entre 4G e 3G... não pude verificar grandes diferenças.

Igualmente alvo de queixa seria o facto da Vodafone pretender que a partir de Junho os clientes paguem "extra" para poderem usufruir das redes LTE. (Coisa que, curiosamente, na Optimus não acontece. Talvez eles possa fazer queixa!)

É que tal como se passou do 2G para o 3G e não se pagou mais por isso, não percebo porque motivo agora nos querem fazer pensar que o 4G merece "taxa extra". Afinal, já no 3G que nos é oferecido, isso em pouco ou nada influencia as velocidades reais que nos permitem usufruir (os tarifários pré-pagos estão limitados a velocidades inferiores aos dos planos pós-pagos, por exemplo). E no LTE não me parece difícil imaginar que o mesmo se viesse a passar.


Tudo isto para dizer: qualquer que seja o operador de telecomunicações... talvez fosse melhor olharem para si próprios antes de começar a fazer "queixinhas" dos outros. (E penso que nem valerá a pena ir buscar os célebres exemplos dos tarifários com chamadas/SMS/dados "ilimitados"... pois não?)

11 comentários:

  1. Então repara, perto da sede da vodafone não há LTE! lol e a optimus tem LTE a bombar em todo o lado :D

    ResponderEliminar
  2. Mandei email para a Vodafone para saber quando chegaria o meu micro sim 4g e pelos vistos ainda não estou abrangido nesta fase... Isto depois de em Junho do ano passado me terem dito que estavam a fazer o envio dos cartões de forma faseada... Deve ser uma faseeeeeeee......... Mas o que queria dizer é que perguntei se teria que pagar algum aditivo extra para utilizar o 4g e a resposta foi negativa... Concluo que será gratuito... A ver vamos.

    ResponderEliminar
  3. Ps: em estudo de mercado para mudar de operador. Vodafone está cada vez mais para trás...

    ResponderEliminar
  4. Alerto que o “meu” problema se mantem, ou seja, sempre que o meu iPhone 5 está sobre cobertura LTE, se me tentarem ligar, vai directamente para a caixa postal. Depois de a linha tecnica pedir-me para me dirigir a uma loja Vodafone (não sei fazer bem o quê), dirigi-me a loja na avenida da Boavista, onde se comprovou, colocando o meu cartão num iphone 5 da loja, que o problema se persistia. Já que o problema não era do equipamento, trocaram-me o cartão, mas sem sucesso. O problema mantem-se! (Ainda hoje testei novamente. Desactivei o LTE no iphone, senão ninguém me consegue ligar). Se alguém tem um iPhone 5 com cobertura LTE (não é fácil,  ), por favor, façam o teste e comentem.

    ResponderEliminar
  5. Com iPhone 5 Optimus, não tenho esse problema de chamadas com LTE. Em todas as grandes cidades onde estive nas últimas semana, Lisboa, Braga, Porto, Coimbra, Viana do Castelo, todas elas tinha cobertura bastante alargada de 4G, lembro-me de olhar para o ecrã e ver sempre LTE, o indicador 3G foi raramente avistado.

    ResponderEliminar
  6. Acho que a forma mais eficaz de fazer queixa é com os € que se pagam ou deixam de pagar ao operador. Se as pessoas mesmo assim continuam a usar o serviço é porque aceitam ser exploradas, pouco há a fazer. Lei do mercado

    ResponderEliminar
  7. "É que tal como se passou do 2G para o 3G e não se pagou mais por isso, não percebo porque motivo agora nos querem fazer pensar que o 4G merece "taxa extra"."

    Muito fácil de entender e passo a explicar.

    O 3G surgiu muitos anos antes do iPhone enquanto que o 4G surgiu +- na mesma altura do iPhone 5 e que fez disso o marketing conhecido.

    Visto que o tipo de utilizadores de iPhone está habituado e receptivo para pagar por serviços(etc) para o mesmo, é normal que as operadoras aproveitem para fazer mais uns trocos :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/2/13 15:01

    A verdade é que a Optimus até nas aldeias tem!
    Em anexo um teste numa zona fora do centro habitacional (a 10kms do centro)

    http://i45.tinypic.com/e9d75t.jpg

    ResponderEliminar
  9. Quando a Optimus começou a modernizar a rede, nos testes que ia realizando com a aplicação FieldTest em GSM verifiquei que os 1800 MHz deixavam de estar disponíveis nesses mesmos locais ficando apenas os 900 MHz. Em alguns locais a Optimus acabou por activar o Half Rate, ou seja os 1800 MHz ficaram exclusivamente para o LTE na Optimus. Tenho verificado que tem existido a substituição de antenas em muito dos sites existentes. Por parte da tmn e vodafone pelos testes que tenho realizado no que respeita ao gsm a tmn com a modernização activou o Half Rate em toda a rede assim como o Cell Broadcast e EDGE e mantêm até ao momento a rede em 900 MHz e 1800 MHz em GSM. A Vodafone também activou o Half Rate no GSM, no entanto já encontro alguns sites onde apenas estão com os 900 MHz. Na tmn e Vodafone a cobertura referente ao LTE nos 1800 MHz será ainda muito pequena.

    ResponderEliminar
  10. Quando a Optimus começou a modernizar a rede, nos testes que ia realizando com a aplicação FieldTest em GSM verifiquei que os 1800 MHz deixavam de estar disponíveis nesses mesmos locais ficando apenas os 900 MHz. Em alguns locais a Optimus acabou por activar o Half Rate, ou seja os 1800 MHz ficaram exclusivamente para o LTE na Optimus. Tenho verificado que tem existido a substituição de antenas em muito dos sites existentes. Por parte da tmn e vodafone pelos testes que tenho realizado no que respeita ao gsm a tmn com a modernização activou o Half Rate em toda a rede assim como o Cell Broadcast e EDGE e mantêm até ao momento a rede em 900 MHz e 1800 MHz em GSM. A Vodafone também activou o Half Rate no GSM, no entanto já encontro alguns sites onde apenas estão com os 900 MHz. Na tmn e Vodafone a cobertura referente ao LTE nos 1800 MHz será ainda muito pequena.

    ResponderEliminar
  11. Eu sou cliente de uma operadora que usa as infra estruturas da vodafone e ralmente a internet é muito fraca pois as zonas 3G`s são muito poucas no Porto e arredores e quando temos 3G a internet é um pouco lenta.

    No entanto é justo porque a dita operadora, não me pede nada em troca e deixa me ligar grátis e sms entre telefones da mesma rede, e quando carrego 5 euros fico com o saldo e oferecem me 5 gigas de tráfego e 3000 smsś para todas as redes.

    Sendo assim não tenho razão de queixas.

    ResponderEliminar