2013/03/13

Apresentação Sony Bravia 2013 em Lisboa


Decorreu na passada sexta feira nas instalações da Sony Portugal, a apresentação das nova gamas de televisores LCD BRAVIA e Home Cinema para 2013. O nosso correspondente de guerra Luis Costa esteve lá e conta-nos o que viu:




A TV já não tem o monopólio da sala de estar. Há uma variedade de equipamentos ao seu redor. No entanto, o televisor continua a ter um papel central na visualização de todo o tipo de conteúdos.




Para facilitar a utilização, nas novas Bravia foi implementada uma uniformização do interface, permitindo ao utilizador passar entre equipamentos sem estranhar os menus apresentados.


A SONY aposta a sua estratégia  em três pilares: qualidade som, imagem e smart connection (conectividade).

Na qualidade de imagem, há que referir o 4K (reservado para futura apresentação) e a tecnologia TRILUMINOS, que procura apresentar cores mais vivas e  realistas.


Esta melhoria é obtida através de um novo painel que torna os verdes e vermelhos mais reais, mantendo os azuis

Foi com bastante satisfação constatei que o NFC era uma das apostas da SONY. A partilha de conteúdos com a TV não poderia ser mais fácil, basta emparelhar os dispositivos, e o televisor passa a ser uma extensão do smartphone/tablet. Se não tiverem NFC, podem recorrer ao Screen mirroring. No caso do equipamento não ter WiFi, podem utilizar uma ligação MHL via cabo USB.


"A nova gama BRAVIA está mais inteligente que nunca, juntando-se a dispositivos móveis para criar uma experiência de entretenimento ininterrupta. Navegue pela programação, grave programas e explore conteúdos relacionados através da TV SideView, a nova aplicação intuitiva para o seu dispositivo Android ou iOS. Toque brevemente com o seu smartphone Xperia, compatível com NFC, no One-touch Remote, o telecomando de televisor com NFC integrado, fácil de utilizar, para estabelecer facilmente uma ligação sem fios. De seguida, "espelhe" o seu telemóvel no BRAVIA: é uma ótima forma de desfrutar de fotografias, vídeos, jogos e aplicações num ecrã de grandes dimensões, com cores e detalhes fabulosos."


A nova gama vai estar disponível durante o mês de Abril, com excepção do 4K, previsto para Julho do corrente ano.


Terminada a primeira parte da apresentação, passámos à demonstração prática.

O smartphone passa a ser o cérebro, a TV serve o seu fim principal, apresentar imagem com grande qualidade. Este é um conceito que considero poder vir a ser bem recebido pelos clientes. A TV representa por norma uma aquisição a longo prazo. Os equipamentos móveis acabam por ter uma rotatividade mais curta. Passando as funcionalidades multimédia para os mesmos, permite manter uma TV actualizada.

R4, entrada de Gama, com MHL

Podem ver na imagem, na frente da TV, lado esquerdo, o smartphone ligado via USB. O controlo é feito via comando da TV.

W6, gama média  com Wi-Fi. 

A conectividade  está ao centro, em baixo. A tonalidade da luz indica a acção a decorer.
Através de Wi-Fi direct emparelha e partilha o ecrã do smartphone.


Série W8, moldura com acabamento em quartzo. Base circular, rotativo.


As W8 fazem-se acompanhar de dois comandos, um "normal" e outro com NFC. Em cima, è esquerda, o processo de emparelhamento. Na imagem à direita já temos o ecrã do smartphone na TV.


O ecrã do equipamento móvel é utilizado como touchpad para controlo da TV (ou visto de outra forma, o smartphone/tablet no ecrã da TV)


Em alternativa, podem utilizar a aplicação TV SideView, a qual já reconhece comandos de voz.



W9 TRILUMINOS.

É inegável que há uma clara diferença nas tonalidades obtidas. O resultado final é cheio de cor, sendo contudo, realista.



"O novo TRILUMINOS Display, exclusivo da Sony, enriquece a sua visualização com um leque de cores ricas e ultrarrealistas ainda mais alargado, incluindo vermelhos difíceis de reproduzir e verdes esmeralda. Desde paisagens cintilantes sobre o mar a flores e campos exuberantes e ondulantes – tudo parece mais vívido e espetacularmente real. O céu torna-se mais azul e os rostos são melhorados com tons de pele mais subtis e naturais.

Ao combinar o componente ótico "Color IQ" (*1) da QD Vision e as tecnologias de visualização exclusivas da Sony, este televisor atinge uma gama de cores significativamente mais alargada, proporcionando uma experiência de visualização muito mais natural, vívida e aumentando a sensação de profundidade."

A terminar, duas demonstrações bastante interessantes.

Recorrendo às potencialidade do 3D, e utilizando dois pares de óculos especiais para o efeito, a imagem visualizada no ecrã era diferente.


Será esta a salvação do 3D? O futuro o dirá...


Tivemos ainda oportunidade de ouvir e sentir in loco o poder das novas colunas de som.

Impressionante o poder de umas colunas de espessura tão reduzida. Recomendáveis para vivendas isoladas e sem crianças por perto :)

Os nosso agradecimentos à SONY Portugal pelo convite para assistir à apresentação dos novos modelos TV BRAVIA para 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)