2013/03/16

As Estranhas Órbitas da "Família Hilda"


Tempos houve em que se pensava que as órbitas dos planetas e demais corpos celestes percorriam círculos perfeitos (e já nem falo do tempo em que a Terra estava no centro do Universo). Mas depois, alguns senhores com jeito para a coisa começaram a olhar mais atentamente para o firmamento, e finalmente um tal de senhor Kepler propôs que as órbitas eram na verdade elípticas. E assim a coisa ficou, até que mais tarde Newton resolveu meter a atracção gravítica ao barulho...

A verdade é que a gravidade, essa força misteriosa que interliga todos os elementos no Universo, não só cria as órbitas elípticas e parabólicas (e até teoricamente círculos perfeitos) como também cria coisas bem mais estranhas quando se metem vários corpos gravíticos a interagir entre si.

Que vos parece a ideia de órbitas triangulares, tal como acontece com o grupo de asteróides designado como Hilda Family?

Sabendo-se que o Sol e Júpiter são os dois objectos com mais massa no nosso Sistema Solar, as suas forças gravíticas são as que mais influenciam todos os restantes corpos. E uma vez que Júpiter orbita em torno do sol, a combinação dessas forças resulta em coisas bem estranhas, como acontece com diferentes grupos de asteróides que ficam presos em locais específicos dessas "interferências" gravíticas.

... Não deixa de ser curioso termos este tipo de coisa mesmo aqui "à porta de casa"... :)

[via Google Plus]

2 comentários:

  1. Não há órbitas triangulares. O post não o afirma explicitamente mas dá a entender que estamos perante um caso fora do normal.
    Todas as órbitas de 2-corpos ou de 3-corpos (em que um tem massa residual) são cónicas: elipses, parábolas ou hipérboles. O que se passa com a família Hilda é que em cada instante o "retrato da família" é triangular, se bem que cada asteróide tenha por si uma órbita elítica em torno do sol.

    ResponderEliminar
  2. Como o unknown "Que vos parece a ideia de órbitas triangulares, tal como acontece com o grupo de asteróides designado como Hilda Family?" a frase não está feliz....

    O triângulo é aparente e penso que devia ser dito dessa maneira.

    ResponderEliminar