2013/03/20

As Máquinas de Calcular

Numa altura em que a Casio celebra o 40º aniversário da sua Casio Mini, uma máquina de calcular electrónica que revolucionou o mundo, ao ser suficientemente pequena e "acessível" (custava na altura o equivalente a 80€... o que comparando com os preços de 500€ das máquinas de calcular electrónicas existentes até então, e que pesavam vários quilo, demonstra bem a mudança que ocorreu nessa altura.)

Confesso que nunca vi uma destas Casio Mini ao vivo, mas lembro-me que primeira máquina calculadora que usei ainda tinha o ecrã VFD, com os números brilhantes e não com os modestos digitos num LCD que agora são comuns. (Claro que a nível de consumo de pilhas... a história era outra! :)

Foi necessário esperar mais uma década para que, em 1985, a Casio lançasse a primeira calculadora técnica e científica do mundo, com um ecrã capaz de mostrar gráficos e formas geométricas e não apenas números.

Mas desde então... mesmo se nas máquinas de calcular as coisas não mudaram muito... noutras áreas tudo se transformou.

Veja-se por exempo as situações caricatas que temos hoje em dia:

Como se pode justificar que actualmente tenhamos máquinas de calcular que custam quase tanto como um tablet imensamente mais potente e versátil?

Tal como as máquinas de calcular se revelaram uma preciosa ferramenta para auxiliar os cálculos, também os tablets (e smartphones) deveriam passar a ser encarados como versáteis ferramentas que poderiam/deveriam ser utilizadas para auxiliar o ensino e aprendizagem. Quantas coisas não poderiam ser melhor explicadas com simples exemplos visuais, em vez de serem meramente explicados num parágrafo de texto? Quantos alunos não se sentiriam mais incentivados ao "brincarem" com exemplos e demonstrações interactivas, em vez de simplesmente olharem para um diagrama estático num quadro?


Bem sei que as coisas neste momento estão demasiado sombrias no sector da educação. Mas, mais sombrio ainda seria esquecer o factor essencial que é o digno acesso à educação e à melhor formação possível para as gerações que se seguirão. Porque se hoje em dia o que interessa é "passar tudo a torto-e-a-direito" só para que as escolas e o país possam ir lá para fora dizer que a taxa de insucesso escolar é "zero"... espero que não se esqueçam que as pessoas que depois saem da universidade sem sequer se saberem expressar, interpretar, ou sequer escrever português correctamente... serão aquelas que vão ser responsáveis por liderar o país nas décadas que se seguem.

10 comentários:

  1. Essa tem resposta fácil - o Ministério da Educação autoriza que se use a TI-84 nos exames e o Nexus não (ou qualquer outro smartphone com apps com as capacidades de de cálculo e de representação gráfica de funções idênticas à TI-84).

    Mas quem é que compra calculadoras gráficas ? Só os pobres dos pais de alunos no ensino secundário, como eu.

    ResponderEliminar
  2. O passar a torto e direito ja lá vai! Daqui a 10 anos vais ver com o teu miudo o que tou a ver com o meu, em que passamos do 8 ao 80: exames de 4 ª classe de pt e mat.nque são de cortar à faca para miudos tão pequenos.

    ResponderEliminar
  3. O passar a torto e direito ja lá vai! Daqui a 10 anos vais ver com o teu miudo o que tou a ver com o meu, em que passamos do 8 ao 80: exames de 4 ª classe de pt e mat.nque são de cortar à faca para miudos tão pequenos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo e assino em baixo para os alunos do ensino secundário, público, da área de ciências.

      Os que querem ter boas notas para entrarem no curso que pretendem são bem "sangrados". (Do resto do ensino não tenho informação).

      Eliminar
  4. Costumo pensar no mesmo, o faz-me confusão não haver ninguém que aproveite esta oportunidade de negócio e fazer o mesmo que a casio fez quando começou, diferenciar-se pelo preço, porque parece óbvio que será fácil de o fazer.

    ResponderEliminar
  5. O uso do Nexus causa o problema de ligação com a internet nos testes. Por isso é bastante óbvio que não se pode permitir pois era copiar a torto e a direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interrogo-me até que ponto isso seria realmente prejudicial... Não é o que a maior parte das pessoas faz? Quando não sabemos algo vamos pesquisar. Antigamente era nos livros, hoje é na internet.

      Acho que a exigência de por os alunos a decorar tudo e mais alguma, sem preocupação em saber se entenderam ou não, é algo que já deveria ter mudado à muito.

      Um aluno - e futuro profissional - será menos capaz se em vez de ter algo decorado na cabeça (que provavelmente nunca voltará a necessitar) souber pesquisar e interpretar essa informação quando precisar?

      (Claro que outra coisa é copiar "estupidamente", estilo copy-paste, onde nem sequer se saiba o que se está a fazer... aí já são outros assuntos :)

      Eliminar
    2. Excelente post geral a partir de algo específico! Creio que toda a dinâmica de aprendizado e avaliação desse aprendizado teria que ser mudada, de forma a termos um verdadeiro aprendizado e não o decorar maçante de fórmulas, regras e factos.

      Eliminar
  6. Pois eu gostava era de pôr os olhos e as mãos numas calculadoras até mais antigas:
    http://www.vcalc.net/cu.htm

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe ainda tem uma calculadora VFD. É contabilista reformada e creio que foi a primeira calculadora dela. É uma TI-5200: http://www.datamath.org/Desktop/ti-5200.htm

    Tem quase a minha idade e ainda funciona! Para terem uma ideia do consumo daquilo, é alimentada por um transformador de 200mA. Que também ainda funciona. Quero ver se os transformadores actuais aguentarem 30 anos...

    Mas é impressionante pensar na evolução da electrónica nos últimos 35 anos. E no que será daqui por outros 35!

    ResponderEliminar