2013/03/17

BMW Encontra Solução para a Autonomia dos Carros Eléctricos


Os automóveis eléctricos são algo que todos encaramos com enorme curiosidade, mas cujas limitações práticas continuam a fazer com que, no momento de ter que escolher um automóvel novo, se continue a optar por um automóvel com motor de combustão.

Se a ideia de poder circular pela cidade com zero emissões poluentes e maior conforto no pára-arranca (e a custo mais reduzido) é altamente tentadora; a perspectiva de ver o ponteiro da bateria chegar a zero a meio de um qualquer percurso, aliado com a impossibilidade de fazer viagens longas devido à sua fraca autonomia, serve como autêntico balde de água-fria. É por isso que eu sempre defendi que no estado actual das coisas, a única proposta realmente viável, é a dos automóveis eléctricos que têm motor de combustão a servir de gerador para autonomia "ilimitada". É um bocado absurdo termos que levar um motor às costas adicionando peso e complexidade, mas é a realidade que temos...

No entanto a BMW encontrou outra solução. Segundo um estudo, a autonomia dos automóveis eléctricos é suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Apenas para 10% das viagens é que a autonomia se revela insuficiente, e para esses casos a BMW propõe uma solução inovadora: emprestar um automóvel a gasolina (sem custo acrescido). Seria um opção interessante para aquelas pessoas que passam o ano a fazer poucos quilómetros entre casa-trabalho; e que só nas férias ou em ocasiões especiais precisam fazer muitos mais quilómetros.

Claro que este sistema teria algumas restrições para evitar abusos - mas considerando que o seu pequeno carro eléctrico irá custar tanto como um BMW Série 5; acho que quem estiver preocupado com as viagens longas não irá optar pelo BMW i3.

2 comentários:

  1. Solução!?!?! estao a brincar?!??

    Pensava que ia ser algo tao engenhoso, mas emprestar um carro a gasolina? -.-

    ResponderEliminar
  2. sim... Grande desilusão... Quando vi o cabeçalho pensei em baterias inovadoras ou sistemas de carregamento fora do comum... Isto é tapar o sol com a peneira... É o mesmo de ter um smartphone espectacular ... Mas quando tivessemos de fazer chamadas mais longas trocavamos para um telemovel antigo que seria emprestado pela marca... Sou um grande entusiasta dos automoveis electricos, mas isto não é solução:( !

    ResponderEliminar