2013/03/03

Carros Impressos em 3D Revolucionarão a Indústria


Já sabemos que as impressoras 3D domésticas irão revolucionar a forma como fazemos muitas coisas, mas esssa aguardada "revolução" não ser vai ficar por aí. Que tal se também os veículos do futuro passassem a ser impressos em vez de montados da forma tradicional? Estão a imaginar o que seria ultrapassar por completo o sistema de fundição de chapas, estampagem, soldagem, etc.? Poderá parecer loucura mas é mesmo essa a intenção de Jim Kor e do seu Urbee 2.

O absoluto controlo proporcionado pela impressão 3D permite que cada peça do automóvel seja feita da forma mais leve - mas estruturalmente mais rígida - possível, e isso faz com que o seu Urbee pese pouco mais de 500Kg, mas tenha a mesma rigidez de um automóvel convencional. Para além disso, peças complexas que actualmente são feitas em separado e depois necessitam de sistemas de encaixe ou fixação podem ser impressas de uma só vez, novamente simplificando o processo, aumentando a rigidez, e reduzindo o número de barulhos parasita que podem aparecer com as trepidações.

Actualmente, imprimir um Urbee é algo que demora cerca de 2500h, mas não será difícil imaginar que se a indústria se converter a este processo... a tecnologia rapidamente evoluiria de forma a permitir a impressão de um automóvel num par de dias (ou até horas?)

Outra das vantagens é que cada automóvel poderia facilmente ser personalizado conforme os gostos de cada cliente, o que teoricamente possibilitaria o fim de "automóveis iguais" nas estradas. Era uma questão de levarem um ficheiro 3D com as alterações que gostariam de fazer, e a impressora encarregar-se-ia de as tornar realidade.

1 comentário:

  1. A cada acidente, carro novo, irreparável (ou no mínimo reparável por um valor muito superior ao da sua "impressão")...
    Muito duvidoso que a indústria siga esse caminho...

    ResponderEliminar