2013/03/25

Windows Blue já circula na Net


Não terá sido certamente a prenda que Steve Ballmer esperaria para o seu dia de aniversário, mas o que é certo é que - para o bem e para o mal - a futura versão do Windows, conhecida com o nome de código Blue, já foi parar aos sites de partilha de conteúdos. Quer isto dizer que já é possível ver ao vivo algumas das alterações que este Windows Blue irá ter relativamente ao actual Windows 8.

O ecrã principal vai permitir uma maior personalização do tamanho dos "tiles" e das cores; vão existir novas modalidades de colocação de apps lado-a-lado (como um modo 50/50, em que duas apps partilham igualmente o ecrã; e também a possibilidade de ter 4 apps em simultâneo no ecrã), e que agora passarão a suportar também sistemas multi-monitor; o acesso às definições também foi remodelado, evitando ter que se ir ao control panel frequentemente para coisas "simples".

Passa também a existir uma função para rapidamente fazer uma captura de ecrã e usá-la em qualquer app; e também se pode esperar a chegada do Internet Explorer 11, que parece trazer uma funcionalidade de sincronização de tabs (talvez entre Windows Blue "PCs" e Windows Phones?) Por último, também os gestos continuam a ser utilizados, e com o "swipe up" a dar acesso a uma lista das apps disponíveis.

Se formos pela "tradição" dos lançamentos de Windows em que se vai alternando entre edições boas/más; este Windows Blue poderá muito bem ser finalmente aquilo que o Windows 8 deveria ser (tal como o Windows 7 foi aquilo que o Windows Vista deveria ser). O que me parece é que o Windows 8 continua a fazer (mais) sentido quando usado num equipamento com touchscreen... para toda a geraçãos que se habituaram a Windows com start menu, janelas, e tudo o mais... não me parece que vá ser fácil convencê-los a fazer a transição.

2 comentários:

  1. Um touchpad com uma multitouch é suficiente para ter a experiencia.

    ResponderEliminar
  2. Os supostos melhoramentos parecem-me insuficientes. Continuam a focar-se só no Start Screen em vez de tentarem combinar melhor este com o desktop.
    Ou seja, continua a ser uma porcaria para quem tem um notebook tradicional ou um PC de secretária e vai continuar a exigir a quem queira um UI que não seja esquizofrénico que recorra a apps para remover as componentes Metro.

    ResponderEliminar