2013/03/29

WPS é um Office para Linux igual ao Original


Os fãs do software livre, ou que simplesmente não estejam dispostos a pagar o preço de um Office da Microsoft já conhecerão certamente as alternativas como o LibreOffice. Mas para quem já estiver habituado ao aspecto do Office da MS, as diferenças visuais do interface são muitas vezes suficiente para causar uma estranheza inicial que será difícil de ultrapassar. Este WPS Office resolve isso... ao apresentar um interface que é em tudo idêntico ao do Office da Microsoft.

Este WPS até vai mais longe, ao permitir utilizar o interface do Office mais moderno, ou com os menus ao estilo antigo; e adiciona funcionalidades que nem o Office da MS tem, como  edição de múltiplos documentos em tabs separadas.

O facto de ter sido criado por uma empresa chinesa poderá preocupar aqueles mais preocupados com a segurança... mas mais "chato" ainda será o facto do programa estar em chinês. Coisa que felizmente pode ser resolvida indo até ao terminal de comandos e escrever:
cd /opt/kingsoft/wps-office/office6/2052
sudo rm qt.qm wps.qm wpp.qm et.qm

Para aqueles que não se conseguem adaptar a outros "offices" depois de terem passado anos a mexer na versão da Microsoft, será certamente uma opção a considerar seriamente.

4 comentários:

  1. O aspecto igual ao MsOffice só na versão paga... pelo menos no Windows

    ResponderEliminar
  2. Uso o kingston office no Android, acho que é a melhor suite gratuita de office para android.

    Quanto a este, já tinha experimentado no windows e linux.

    É desenvolvido em Qt, por isso é fácilmente cross platform.

    O facto de vir da china não é o que mais me preocupa, mas o facto de não haver grandes recursos ou website da versão linux em sem ser em chines :s

    ResponderEliminar
  3. Acabei de experimentar e surpreendeu-me como está bom.

    ResponderEliminar
  4. Triste é saber que não tem suporte a odf...

    ResponderEliminar