2013/04/21

As Maravilhas Mecânicas dos Unimog


Os Unimog são veículos extremamente versáteis que apaixonam todos os que tiveram oportunidade de os conduzir - ou ver as suas capacidades em acção. Para os mais atentos (e interessados em mecânica), há um conjunto de características curiosas que são responsáveis pelas suas capacidades "sobre-humanas", como os seus curiosos eixos descentrados.

Ao contrário dos eixos da maioria dos veículos que ficam alinhados pelo centro das rodas, os Unimog usam eixos que ficam alinhados pelo topo das rodas, dando-lhe uma maior capacidade de ultrapassar todo o tipo de terrenos e obstáculos que seriam impossíveis de superar com eixos normais. Este sistema utiliza engrenagens de redução inseridos na própria roda, fazendo com que o esforço colocado sobre os eixos principais seja mais reduzido - e cabendo a cada roda "amplificar" a força.


Também a suspensão fica a cargo de tubos de torção, que lhe dão uma maior capacidade de cruzamento de eixos e gama de movimentos, permitindo coisas como as que poderão ver no vídeo que se segue - a par de vários outros elementos que fazem deste veículo uma referência que se vai mantendo década após década.

Numa altura em que se vai falando cada vez mais dos automóveis eléctricos, e onde os sistemas de rodas com motores integrados (ou motores independentes associados a cada roda) podem simplificar bastante todo o sistema mecânico necessário para levar a potência de um motor até às rodas... não é por isso que se devem deixar de apreciar estar autênticas maravilhas da engenheria que já estão connosco há mais de 65 anos!

2 comentários:

  1. Já conhecia este veículo, mas só agora me apercebi o porque de ser tão admirado e tão cobiçado!!!!

    ResponderEliminar
  2. Estes veículos foram utilizadíssimos na guerra colonial, tanto a gasolina (mais velozes), como a gasóleo (mais pequenos e versáteis, e que por isso eram chamados "burros do mato"). No caso de acionarem uma mina anticarro, no entanto, estes veículos foram responsáveis pela mutilação de muitíssimos condutores e "penduras". Como a cabina da viatura era avançada, as pernas deles ficavam por cima do motor, que por sua vez ficava por cima do rodado da frente do veículo. Se alguma roda da frente detonasse uma mina, esta mandava pelos ares o motor e com ele as pernas dos desgraçados.

    ResponderEliminar