2013/04/25

BitTorrent Sync - Um "Dropbox" via Torrents


Se procuram uma alternativa ao Dropbox e são fãs da tecnologia BitTorrent, já poderão dar uso ao novo serviço de sincronização de pastas e ficheiros entre múltiplos computadores: o Sync do BitTorrent.

A principal diferença - e atractivo - face ao Dropbox e a sistemas que guardam os vossos ficheiros na "cloud", é a de que neste caso os ficheiros ficam apenas guardados nos vossos computadores (ou dos amigos a quem derem acesso), nunca ficando disponíveis publicamente a terceiros. Para além de usar a tecnologia de torrents para acelerar a partilha e replicação dos ficheiros pelos vários pontos de forma mais eficiente (ideal se estiverem a replicar ficheiros de "gigabytes" entre dezenas de locais), todo o tráfego é encriptado.

Outro ponto que poderá ser interessante, as chaves de partilha podem ter data de expiração, contribuindo assim para a segurança, mesmo no caso de um dos vossos amigos ter revelado inadvertidamente a vossa chave secreta de partilha.

É um programa que ainda está em fase "alpha"... mas que já poderão experimentar com alguma "confiança".

O Sync está disponível para Windows, Mac OS X, Linux (incluindo ARM), e também pode ser instalado nalguns NAS.

[via Torrent Freak]

2 comentários:

  1. Isto pra mim é o futuro!!!

    Ja tou a usar la na empresa... até da pra syncar pastas em network places... tipo uma pasta q esteja num NAS por ex...

    ResponderEliminar
  2. Isso eh uma coisa simples, pelo menos entendi assim: A gente vai fazer o download e vai fazer ao mesmo tempo um upload para o Dropbox!

    ResponderEliminar