2013/04/15

Chrome Ganha Menus Mais "Espaçados"

O Google tem feito uma guerra contra a densidade de informação (desde o Gmail, ao Reader, cada modificação vem inevitavelmente acompanhada por críticas de que cada vez se consegue ver menos conteúdos - embora felizmente em ambos os casos o Google tenha posteriormente adicionado uma opção de mostrar tudo de forma mais compacta), e agora essa guerra chegou ao menus do Chrome.

Embora para a maior parte das pessoas esta alteração não vá ser crítica, poderá sê-lo para quem tinha uma lista de favoritos que "encaixava" à medida na altura do seu ecrã, e que com esta alteração passa a não ser visível na totalidade, obrigando ao uso da barra de scroll.

Se estiverem a desesperar com isto, é possível (pelo menos por agora) reverterem para os menus antigos, adicionando uma flag no comando de execução do Chrome no seu icon.




Para isso têm que clicar no icon com o botão direito, irem às propriedades, e no final do comando de execução "C:\Program Files\Google\Chrome\Application\chrome.exe" bastará adicionar: --disable-new-menu-style

Quando arrancarem novamente o Chrome através deste icon, terão acesso aos menus mais compactos ao estilo antigo. (Um factor a ter em conta é que se o Chrome arrancar automaticamente a partir de qualquer outro lado - sem ser pelo icon - continuarão a ter os novos menus mais espaçados.)


Esta mania dos espaços exagerados apenas me faz sentido se considerarmos a sua utilização em equipamentos com touchscreen e onde as pessoas tenham que seleccionar as opções com os dedos no ecrã... mas mesmo assim parece-me muito inconveniente para a grande maioria de utilizadores que no Windows continua a depender do rato e teclado para usarem o Chrome. No mínimo, que tivessem uma opção facilmente acessível via browser, e que não obrigasse a andar a mexer em opções de arranque via icon.


5 comentários:

  1. Que treta...! E para quem usa a versão PORTABLE...?

    O pessoal da Google teima em não saber como realmente funcionam a pessoas! Daí que nunca hão de conseguir chegar perto do domínio do Facebook nas redes sociais...

    Treta de gente... :(

    ResponderEliminar
  2. Boa dica. Não gostei deste novo visual, não faz sentido em interfaces onde se usa o rato. Faz sim, como é referido no artigo em interfaces touchscreen.

    Tentei aplicar esta tecnica no arranque do meu chrome, mas não funcionou :(

    ResponderEliminar
  3. excelente dica!... ja andava mesmo a desesperar... obrigado

    ResponderEliminar
  4. Não percebo qual é o problema dos novos menus passa tão desprercebido...

    ResponderEliminar