2013/04/02

Servidor Desligado ao Fim de 16 Anos sem Parar


Para muitas pessoas, o acto de ligar e desligar um computador faz parte da rotina diária. Para outras, especialmente quem está a administrar servidores, a manutenção de um computador ligado continuamente sem interrupção (uptime) é um motivo de orgulho. Admito que faço um pouco parte deste último grupo (mais por preguiça de fazer reboots do que outra coisa), e que não tendo nada a ver com os uptimes dos servidores, posso dar-me por contente por ter conseguido manter o meu velhinho XP sem reboots por mais de seis meses (adiando inúmeras actualizações é certo). Mas esses seis meses tornam-se ridículos quando comparados com este veterano servidor a correr NetWare 3.12 e que resistiu durante mais de 16 anos sem um único reboot!

Foram 6030 dias ininterruptos, que mostram que é possível ter software estável que dispensa reboots -embora não saiba até que ponto este sistema poderia ter vulnerabilidades de segurança. Por fim, a causa do seu encerramento não foi o software "obsoleto", mas sim os seu par de discos SCSI Quantum de 5.25" com... 800MB cada, que finalmente começaram a dar sinal de não resistir mais. Sim, estão a ler bem... dois discos de 800MB, num total de 1.6GB... ou seja... espaço que hoje nem consideramos digno para figurar numa pen USB.

Vamos lá ver quantos computadores ligados hoje poderão gabar-se de tal feito daqui por 16 anos. :)

5 comentários:

  1. Eu acho que mais do que o software, o problema é mesmo o hardware. É preciso um pouco de sorte para chegar a esta marca, porque há tanto componente envolvido na máquina que em 16 anos sem desligar, seria expectável que algum desse problemas.
    Quantos componentes nos meus pcs é que pifaram ao longo de 16 anos? Discos, cpus, gráficas, boards, fontes, memórias, ventoinhas...já foi de tudo ao ar :)

    ResponderEliminar
  2. Para quê que serve um pc com 1,5Gb hoje em dia? Deve ter ficado ligado apenas por teste, ou estava mesmo a ser usado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que desde 2002 (ou 2004) já estava ligado só por "carolice" mesmo... :)

      Eliminar
    2. Para figurar no Guinness... ;)

      Eliminar
  3. No meu trabalho, Terminal de GNL de Sines, trabalhamos com servidores em base XP (DCS)...

    Apesar de aqui termos sempre um servidor backup, e em watchdog, não se fazer reboot's há muuuuuito tempo!
    Provavelmente ficam mais de 2 anos sem lhes fazer reboot...
    E sem contar que estes servidores têm interface humana e são utilizados 24/24h todos os dias do ano.

    sei que têm como processadores os intel xenon (julgo que estes são uma versão industrial)

    ResponderEliminar