2013/05/21

A Arquitectura "Bilionária" do Tumblr


O Tumblr foi a mais recente aquisição "bilionária" na web, tendo sido comprado pelo Yahoo por cerca de $1.1 mil milhões de dólares. Uma aquisição que volta a reacender o desejo de muitos empreendedores terem igual sucesso com as suas start-ups; e que farão com que muitos mais teenagers usem o nome de David Karp quando tentarem convencer as suas mães de que não precisam de ir para a escola.

Só não se esqueçam que no caso dele, foi a sua própria mãe que aos 14 anos o tirou da escola por achar que ele passava tanto tempo no quarto a mexer no computador que seria melhor passar a ser ensinado em casa, para poder explorar essa sua paixão. Não serão casos que se possam tomar como referência... mas... certamente dará que pensar a todos aqueles que aos 26 anos ainda estarão a tentar acabar os seus cursos universitários, e David amealha de um dia para o outro $250 milhões de dólares na sua conta pessoal, fruto deste negócio de $1.1 mil milhões. (Como ele diz, agora já tem dinheiro para - se quiser - regressar à escola e acabar um curso! ;)


Mas o que faz o Yahoo pagar mais de mil milhões de dólares por um aparente simples serviço de microblogging? O que se passa é que um serviço "simples" como este raramente é simples... quando se está na escala em que o Tumblr opera.

Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de programação Web conseguirá fazer um "Tumblr" para si e para os seus amigos... mas tentem imaginar o que será preciso fazer para que esse serviço consiga suportar mais de 500 milhões de pageviews por dia (quase 6000 por segundo), com picos de 40 mil pedidos por segundo, com vários terabytes de dados a serem escritos diariamente para múltiplas bases de dados... e que continua a crescer a um ritmo de 30% por mês!


Mais que o número de servidores (mais de 1000) é todo o sistema montado que torna isto possível, e que impede que o Tumblr se tenha tornado em mais um serviço popular que tomba como vítima do seu próprio sucesso.

Se gostam de saber como este tipo de coisa se torna possível, podem espreitar este post que disseca a arquitectura do Tumblr e que lhe permite aguentar toda esta carga. E caso estejam a planear ser o próximo tweenager a tornar-se "bilionário"... não fará mal terem planeado desde o início um plano de contingência caso as coisas realmente corram como gostariam que corressem e tiverem que lidar com milhões de novos utilizadores a aderir ao vosso serviço de um dia para o outro. :)

1 comentário:

  1. Mas como é normal, começou por ser uma arquitectura para aquilo que era... pequeno! Não estava pensado para alta disponibilidade. Foi evoluindo...

    ResponderEliminar