2013/05/11

A Evolução das Câmaras nos iPhone


De vez em quando é bom olhar para o passado, para se ter uma melhor noção do quanto as coisas têm evoluído. Não são só os CPUs que têm ficado mais rápidos, e os ecrãs dos smartphones que passaram de resoluções de 320x240 para FullHD num espaço de cinco anos... também as câmaras têm melhorado substancialmente, como aqui se pode ver ao se colocar lado a lado todos os iPhones, desde o modelo original até ao mais recentes iPhone 5, para comparar as fotografias que conseguem captar.


Há um salto claro que separa os dois primeiros iPhones dos seus sucessores - pois o iPhone 3GS marca a estreia da câmara com lente auto-focus que finalmente permitiu tirar fotografias a objectos próximos sem ficar desfocado. Mas para além disso, a resolução e detalhe têm melhorado a cada nova geração, sendo que no iPhone 5 surgem também melhorias a nível das fotos com baixa luminosidade.

Para o próximo modelo espera-se novamente uma nova melhoria na qualidade de imagem... Mas torna-se também evidente que nos aproximamos de um ponto em que as melhorias vão sendo cada vez menos "notórias" para grande parte das situações. Penso que a próxima "revolução" nas fotos e vídeos só chegará com uma nova tecnologia, como dos multi sensores da Pelican, que deixem para trás o conceito que se tem mantido inalterado desde a primeira câmara fotográfica: a de ter uma única lente e uma única "película" (ou sensor de imagem).

1 comentário:

  1. Eu também acho que as coisas precisam evoluir muito neste campo porque tenho o Galaxy Note 2 e 8 e nenhum deles tira fotos excelentes, como seria de esperar. E só consigo boas fotos no modo normal, porque se usar, por exemplo, o modo "melhor foto" o resultado é quase sempre péssimo e quase todas as fotos ficam estragadas. Outra coisa que eu detesto é que seja qual for o tipo de camera usado a gente vê uma coisa e depois o resultado final é sempre muito aquém… E as fotos tiradas á noite ou ao sol posto são simplesmente para esquecer e já desisti disso. Inclusive, quase todo o meu entusiasmo inicial para usar a camera já desapareceu. Eu até criei um site para publicar as minhas fotos (http://fotoplim.com/) mas conseguia aproveitar tão poucas e o resultado era sempre tão frustrante que já quase desisti dele. Eu acho que só vale a pena usar a camera do smarphone para fotografar pessoas. Mais realismo e definição é tudo o que precisamos!

    ResponderEliminar