2013/05/13

Como expandir uma rede WiFi ZON@FON

Depois de nos explicar como aumentar a cobertura de uma rede WiFi por apenas 20€ o Nuno Pereira está de regresso explicando como se pode usar a mesma técnica para expandir a cobertura de uma rede WiFi ZON@FON, o que poderá dar bastante jeito caso a vossa ligação à internet esteja com problemas e queiram dar uso a uma rede Fon nas proximidades.


Num dos comentários ao meu artigo sobre como expandir o sinal de uma rede WiFi por 20€ surgiu a dúvida sobre se seria possível fazer-se o mesmo a uma rede ZON@FON. E novamente, recorrendo ao firmware da dd-wrt isso pode ser feito facilmente usando o router num ponto intermédio e dentro do alcance do Hotspot ZON@FON,  tal e qual como fizemos anteriormente mas com algumas ligeiras modificações na sua configuração.



Caso estejam a começar de inicio é melhor consultarem o artigo anterior e seguirem os passos até ao flash da firmware da dd-wrt. Depois dessa parte é só seguirem estes passos para uma configuração dita básica:

1 - Acedendo ao router naveguem pelos separadores Status/Wireless e no botão Site Survey, abrir-se-á uma nova janela com redes wireless dentro do alcance do router. Devem seleccionar a que tenha melhor sinal com o nome de ZON_FON_FREE_INTERNET


2 - Depois no separador Setup/Basic Setup na opção "WAN connection type" deixem "Auto DHCP" e em baixo onde diz "DHCP type" deixem "DHCP server" com o "Enable" marcado.

3 - No separador Wireless/Basic Settings e no "Physical Interface" deverá já estar selecionada a opção "Client" e o nome da SSID com ZON_FON_FREE_INTERNET, já que fizemos isso com o passo numero 1.

Por baixo e em "Virtual Interface" adicionem um novo funcionando como "AP" e escolham um SSID ao vosso gosto. Esse nome escolhido para a rede servirá para se ligarem com clientes wireless. Nada vos impede também de colocarem o mesmo SSID da rede Zon@Fon.

4 - Neste ultimo passo é só procurarem mesmo pelo botão do "Apply Settings" e "Reboot Router" porque mais fácil não existe!

Agora, antes que perguntem pela chave de rede do SSID por vocês criado, em principio não funcionará se lhes colocarem uma mas podem tentar. A rede ZON@FON  utiliza um sistema de autenticação via brower, e para lhe acederem deverão ter o respectivo username e password de acesso da rede.

Recapitulando, com este "setup" podem expandir o sinal de uma qualquer rede WiFi, neste caso aplicado à uma rede ZON@FON. Conseguem depois ligar clientes por Wireless ou por cabo com o router com a dd-wrt a distribuir esses IPs. O router com a dd-wrt esta ligado por wireless como cliente ao hotspot recebendo deste a ligação WAN.

Finalmente para que isto funcione ainda melhor, o ideal seria colocarem o router no exterior devidamente protegido e alimentado por energia solar... mas isso já são ideias à mais ;)

Testado com o tp-link wr703n mas deverá funcionar igualmente com outros routers com firmware dd-wrt.

[por Nuno Pereira]

40 comentários:

  1. Parabéns para o Nuno pelo artigo!
    Tudo isto é muito interessante.

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Não ha nenhuma solução para expandir a rede zon@fon (tendo a autenticação zon@fon )em que se possa incorporar no router para fazer isso automaticamente ? para nao ser preciso estar sempre a meter o login...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso é uma coisa que também gostava. E segundo já li na net existe a possibilidade de o fazer.
      https://forum.openwrt.org/viewtopic.php?id=46363
      Quando tiver algum tempo livre vou testar isto do WISPr no OpenWRT.

      Eliminar
    2. Boas iMartins87
      Novidades sobre login automático? Já me tinha lembrado de o tentar fazer mas só agr o estou a tentar mas sem sucesso!

      Eliminar
    3. Tentei Mas não é possível fazer a conexão. dá sempre erro.
      alguém tem alguma ideia de por a funcionar?

      Eliminar
  4. Parabéns pelo post. Muito bom!

    É de facto impressionante o que podemos fazer com este dd-WRT.

    Estou a explorar a suas potencialidades em breve irei disponibilizar informação no meu blog http://ajudawifi.blogspot.pt/

    Alex,

    ResponderEliminar
  5. Não é possível colocar a autenticação Browser já incorporado no router?
    para não estar sempre a fazer autenticação no pc...isto sim é que era uma boa forma de usar a FonZon. agora estar sempre a fazer login torna-se bastante chato

    como faço esta configuração com uma antena PicoStation e um router thomson a partilhar rede em casa?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Alguém me consegue confirmar que conseguiu instalar com sucesso segundo este tutorial? Ninguém teve problemas com as alterações que a Fon Zon fez recentemente na sua pagina de acesso?
    Estou a pensar fazê-lo, mas queria uma opinião antes de comprar o equipamento.. Já agora, com que equipamento o fizeam, com o recomendado no tutorial?

    Cumpts
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Dia a todos,

      COmprei este pequeno ruter, e confirmo que é possivel configurar com o ddrt, mas. atenção existem determinadas funções que este tuturial não irá funcionar. COmo caso do firmware 1.6-> para tal deverão instalar em vez do firmware que este blog isponibiliza deverão instalar para a versao mr3020 do site daddwrt, so assim funciounou cmg.
      Tb podem em vez de instalar o ddwrt por o tp-link ingles original, mas nao recomendo pois o firmware é horrivelmente mau! a ligação wifi mal apanha algum hotspot.


      quanto ao fonzon a mim ligou perfeitamente até consegui aumentar o sinal de busca! mas... quando ligamos a rede (qualquer) fon zon passadas quase +- 6 ou 8 horas começa a aparecer o erro de que a pagina ão é possivel encontrar (vinda da fon zon e não de um erro tradicinal). isto acontece, explicando a solução mais correcta o router 703 quando estabelece uma ligação com o router da fonzon criar uma ligação e regista-a. mas as ligações fon zon desligam-se automaticamente quando deixa de haver conectividade, ficandno aquele registo guardado e considerado como inactivo resultando assim voces verem uma pagina da fon zon 404 error. Para resolver isto só ha uma solução, e nao adianta fazer reinicar ao router, é preciso ligar e configurar novamente uma nova ligação a fon zon intenert para que ele consiga registar novamente outra ligação e assim funciona novamente.!

      Eliminar
    2. Alguém tem uma solução para este problema.

      Eliminar
  7. Boas!
    Gostaria de obter ajuda no seguinte:
    A ligação wireless através da placa interna do portátil é boa na ligação ao zonhub lá da casa e zonfon apanhando o mesmo zonhub, entretanto comprei uma placa externa USB de wireless TP-LINK 300Mbps mod. WN 823 N e ligo ao ZonHub lá casa perfeitamente mas não consigo ligar ao zonfon, pois aparece uma página da zonfon a informar que Sorry não foi encontrada a página que procura.
    Porque não consigo ligar á net através e só através da placa externa TP-LINK 300Mbps mod. WN 823 N?

    Cump.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva. Tambem tive esse problema. A solução que encontrei foi apagar o historico de passwords do browser. E pronto ja funciona

      Eliminar
    2. simples e eficiente, thanks Fernanado

      Eliminar
  8. Olá.
    Seria possível indicarem as opções/passos para configurar um router com o openwrt (no caso um tplink tl-mr10u)?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde a todos,
    Estou com m problema consegui configurar o router wr703N, no entanto quando acesso a rede ee liga aparece a pagina de autenticação da zon, autentico sem problemas começa a contagem do tempo ligado e apartir dai não abre qualquer pagina. Alguem ja teve este problema e conseguiu esolver???
    Obg BS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou com esse problemr o que fazer.a e também gostava de sabe

      Eliminar
  10. eu tenho outra duvida :sera possivel instalar um firmware num router qualquer para o tornar num router fon com uma rede privada e outra publica??? o meu router fon foi a vida e comprar outro fica mais caro do que um tp link por ex.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,
    Para o AP TL-WA801ND qual é o firmware da dd-wrt que eu posso usar para expandir o sinal da FON ZON FREE INTERNET?


    ResponderEliminar
  12. Boa noite
    atenta a minha ignorância preferia comprar um repetidor de sinal já programado para a zonfon ou meowi-fi, alguém vende?

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde pessoal, flashei com DD-WRT um TP-Link TL-WR841N seguindo este tutorial e um outro:

    http://dfarq.homeip.net/2014/01/how-i-upgraded-a-tp-link-tl-wr841n-to-dd-wrt/



    Criei um novo SSID em modo AP, no entanto quando ligo á rede e o browser abre na página da Nos Fon, dá erro e é impossível inserir o user e a password da Nos Fon. Alguém sabe como resolver este problema?

    Cumps

    ResponderEliminar
  14. O primeiro dispositivo a ligar à rede fon zon através do novo SSID, deve ser um telemóvel android.

    Depois é que se consegue ligar os pcs windows.
    Deve ser uma proteção qualquer da NOS.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite
      sabes se é possivel fazer de modo mais simples com o Novo FONERA Simpl ?

      cumps

      Eliminar
  15. Preciso de ajuda, tentei expandir com um router TP Link mas não consigo fazer update da firmware, neste modelo parece que não é possível, é o MR 3220. Tentei com um range extender da TP Link , o TL WA854RE mas não sei se é possível porque não sei como se configura e não me dá acesso à net. Alguém pode ajudar que eu só toco de ouvido e não percebo nada disto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse MR3220 é possível de actualizar para DD-WRT e outras...

      Já o WA854RE esse penso que não dará para colocares a funcionar. Esse repetidor o que faz é expandir o sinal de uma previa configuração. Essa configuração é feita por ti, carregando no botão WPS do router principal e depois nesse repetidor. Isso não é possivel de fazer no sinal FON.,

      Eliminar
    2. Estou farta de procurar actualizações para o router e não encontro, só para o v1 e este é v2. O repetidor liga, entrei nas configurações, e consigo fazer login na Fon Zon mas apesar de me dizer que está com acesso à net não consigo aceder. Só uma mera curiosa, leio instruções e faço mas não me aventuro muito mais.
      (só vi esta resposta hoje, entretanto já te tinha mandado um sos pelo Twitter)

      Eliminar
    3. Olá Teresa, também estou com esse problema: faço login no hotspot e não avança, apesar de dizer que está ligado. Conseguiu resolver? Obrigado.

      Eliminar
    4. acabei por descobrir. a questão no meu caso tem a haver com o facto de ao fazer login no pc, este estava com IP dado pelo router fon_zon, o que depois não me dá acesso à net. o login tem de ser feito com um ip dado pelo router que serve de cliente.

      Eliminar
  16. alguem sabe se é possivel instalar o dd wrt em um Wireless-N wifi repeater? ele possui função AP e repetidor...

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Perfeito!! Funcionou a primeira com um TP-Link TL-WR841N e firmware DD-WRT.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Rodney, Pode dar-me o link do firmware que usou? Obrigado.

    ResponderEliminar
  20. boa tarde. tenho um router fon@zon 2201. existe alguma maneira de o registar diretamente na rede fon sem ser cliente nos? obrigado.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Boas, já alguém conseguiu com router Linksys e1000 e dd wrt?

    ResponderEliminar
  23. Boas, já fiz de tudo não dá. Consigo na boa faze rhotspot com a minha rede zon, em anexos, mas nunca abre a zon fon. O tl-wr841n trás v13 e no site dd-wrt não tem o 13, pelo que tem o da ptlink, será por isso?

    ResponderEliminar
  24. Ora aqui está uma coisa que a muito tempo quero fazer.
    já pensei várias formas mas descobri que não dá.
    tenho um router com chip mt7620A com entrada USB e queria receber sinal e fazer automaticamente login mas sem sucesso.
    outra opção seria apanhar a rede de um familiar com uma antena USB de alto ganho que tenho a funcionar mas sendo por USB só permite usar no portátil. Alguma forma de por o router a transmitir Net por cabo e por Wi-Fi recebendo da antena USB?
    (também tenho um raspberry3 sem uso se for preciso)
    Obrigado

    ResponderEliminar
  25. Boa noite.
    Em relação a velocidades de download e upload, qual o máximo que conseguem, ligados à rede zon Fon? E em termos de ganhos com o ddwrt? Ganharam alguma coisa em termos de velocidade?
    Eu instalei um para amplificar a rede meo WiFi da casa de férias, mas o máximo que a rede dá, são 3mb de velocidade, a a única coisa que o router ddwrt veio trazer, foi mais força no sinal, porque em termos de velocidade, não ganhei nada.
    Aguardo uma resposta de algum de vocês, que me possa elucidar.
    Obrigado.

    ResponderEliminar