2013/05/27

Computador Apple I vendido por mais de $670 mil em Leilão


Há algo que parece ser comum a todos os equipamentos informáticos, por muito caros que sejam rapidamente passarão a obsoletos numa questão de anos... e em breve não terão qualquer valor que não seja o que lhes for dado pela nostalgia. Mas o que acontece é que por vezes essa nostalgia tem mesmo valor real, como o que agora se pode comprovar num leilão de um computador Apple-1 funcional e assinado por Steve Wozniak, e que atingiu o valor de $671,400 dólares - mais de meio milhão de euros!

O Apple I começou a ser vendido em 1976 e tinha um preço "bestial" de $666.66 (lá vão começar as teorias da Apple ter feito um pacto com o demónio! ;) e era vendido despido: os utilizadores tinham que tratar de arranjar a fonte de alimentação, caixas, teclado e monitor. No ano seguinte chegaria o Apple II e a Apple tentou recuperar a maioria destes computadores originais, oferecendo-se para fazer o upgrade para o novo modelo, e que também contribuiu para a sua raridade actual.

O vencedor deste leilão conseguiu assim uma fantástica máquina com um CPU de 8 bits a 1Mhz, com 4KB de RAM (expansível para 8 ou 48KB mediante placas adicionais), e que pode apresentar 40x24 caracteres num monitor. Nada mau... considerando que pagou o equivalente a mais de 1000 iPads, cada um dos quais com hardware que seria inimaginável em 1976. :)

... Vejam lá se não têm uma destas preciosidades algures perdida num caixote empoeirado no sótão, no meio das restantes tralhas informáticas que inevitavelmente se vão acumulando ao longo dos anos. Já imaginaram o que seria se todas as "tralhas informáticas" da década de 70 actualmente valessem mais de 1000 vezes o seu preço original, como aconteceu com este Apple I? ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)