2013/05/11

Google Explica como usar o Push no Chrome



No mundo da programação, muitas das vezes queremos que os nos programas (ou web apps neste caso), apresentem informações actualizadas quando acontece algo. Por exemplo, se criarem um interface que mostra o estado das luzes na vossa casa inteligente, será vantajoso que mostre se as luzes estão acesas ou apagadas. No entanto, numa web app a correr dentro de um browser, a forma mais habitual de isso ser feito é recorrendo ao "polling": ou seja, a vossa app terá que estar continuamente a perguntar o estado das lâmpadas (por exemplo, de segundo a segundo) para poder actualizar o estado caso haja alterações.

Se se recordam de termos falado dos interrupts vs polling, saberão que seria bem mais eficiente usar um método de "interrupts" que apenas sinalizasse a app de que algo foi alterado, evitando que a app estivesse continuamente a fazer perguntas desnecessárias. É isso que agora é possível fazer-se no Chrome usando o Google Cloud Messaging for Chrome.

Usando este serviço (que no entanto apenas funciona no Chrome e com os utilizadores que tenham feito o sign-in) é possível enviar mensagens em quase tempo real para as vossas web apps e extensões do Chrome, de forma altamente eficiente, abrindo as portas a novas possibilidades que até ao momento não seriam atractivas de fazer usando o polling contínuo.


1 comentário:

  1. Para quem quiser utilizar em "qualquer" browser veja o SignalR. Super fácil de usar e com grandes possibilidades...

    ResponderEliminar