2013/05/05

Jogo Independente Mostra Efeito da Pirataria... aos Piratas


A vida de game developer não é fácil: não para os que trabalham nos grandes estúdios; e muito menos para os developers independentes que vão lutando para conseguirem ganhar dinheiro suficiente para continuar a fazer aquilo que gostam. No caso dos developers deste Game Dev Tycoon, um jogo que vos coloca na pele de um produtor de jogos, começando na frenética década de 80, a ideia surgiu acompanhada de uma pequena partida para os piratas: eles próprios colocaram nos sites de partilha uma versão "pirateada" do seu jogo... mas com uma pequena diferença.

Nesta versão pirateada, depois de algumas horas de jogo, os jogadores começarão a ser confrontados com lucros cada vez mais reduzidos devido à pirataria galopante dentro do jogo!

O mais caricato é que alguns dos jogadores desta versão não tiveram problemas em recorrer aos forums para tentar descobrir como ter sucesso no jogo, reclamando da pirataria e chegando até ao ponto de sugerir se não seria possível desenvolver DRM para evitar a pirataria virtual dentro do jogo.  Alguns ficavam bastante frustrados por, ao fazerem jogos de melhor qualidade e nos quais tinham investido mais tempo em dinheiro, o retorno era igualmente reduzido... fazendo com que "não valesse a pena" investir nos jogos.

... Uma triste constatação que, com esta manobra, se espera que ajude a perceber que é algo que se aplica à realidade: e que em vez de developers virtuais dentro de um jogo, este tipo de atitude afecta os developers no mundo real - aqueles que têm que pagar as contas ao final do mês, e que - mais que todos os outros - deverão sentir uma enorme frustração ao verem o seu trabalho de meses/anos, ser amplamente aproveitado por milhares de jogadores... mas onde apenas uma dezena pagou por isso.

No caso deste Game Dev Tycoon, o jogo está disponível por $7.99 para Mac, Windows e Linux, e têm também uma demo para poderem ver que tal é antes de decidirem dar uso à carteira.

5 comentários:

  1. Eu joguei a demo, gostei e comprei. Está giro. Já tinha saudades de um jogo do género Tycoon. Deu para viciar uns dias.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do preço. Algo que os produtores de software têm de perceber é que custos elevados fomentam pirataria. Custos mais baixos podem não dar lucros galopantes, mas fomentam a que os clientes comprem. Pelo menos este é o meu ponto de vista...

    ResponderEliminar
  3. Esqueceram-se é que o próprio jogo é uma cópia do "Game Dev Story"... O que acontece aos produtores de software que têm os seus jogos copiados por outras empresas?...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/5/13 01:52

    Por acaso estava a pensar em esperimentar e (por esse preço) comprar. No entanto tenho que discordar com a "lição". Estão a assumir que um download significa uma venda perdida, o que não é bem verdade. Eu por exemplo acabei por comprar muitos dos jogos que piratei. Portanto às vezes 1 dl = 1 venda. Depois assumem que quem não pode sacar compra.

    O que mais me mete piada é que normalmente quem se queixa das piratarias são os estúdios triple A com milhoes de lucro e DRM a sair pelas orelhas.

    ResponderEliminar
  5. Acho que foi uma boa "jogada" mas muitos jogadores (como eu) estão revoltados com o facto de isto estar a copiar o Game Dev Story e devido a isso não querem comprar o jogo

    ResponderEliminar