2013/05/03
Optimus atinge 300Mbps em 4G com LTE-Advanced
As velocidades 4G parecem estar com vontade de se acelerarem com a mesma velocidade com que os equipamentos mobile vão evoluindo. Para abrir o apetite para o que está para vir, a Optimus atingiu nos seus laboratórios velocidades de 300Mbps de download e 70Mbps de upload, usando a tecnologia 4G LTE-Advanced.
Os vários testes foram efectuados em parceria com a Huawei Technologies e deram uso às funcionalidades do LTE-Advanced: "Carrier Aggregation" e "Uplink Coordinated Multipoint Transmission". Graças a estes melhoramentos, o LTE-Advanced permitirá duplicar as velocidades 4G actuais, e reforçar a capacidade de rede nos pontos mais congestionados (os primeiros equipamentos LTE-Advanced deverão começar a chegar ao mercado mais para o final do ano.)
Como a Optimus faz questão de referir, a estas velocidades, um filme de 1GB pode ser descarregado em apenas 60 segundos - o que significa que para a grande maioria dos tarifários... o limite de tráfego pode ser gasto em menos de um minuto (e mesmo no caso de 15GB... poderiam voar em apenas 15 minutos).
Tal como referimos ontem, seria interessante que os operadores fossem actualizando os seus limites em função da evolução das tecnologias e do tipo de uso "normal" que é feito. Senão... será o equivalente a fazerem-se carros de Fórmula 1, que depois estão limitados a andar a 40km/h nas estradas. ;)
Mais positivo, é o facto deste tipo de tecnologias permitir levar a internet de alta-velocidade a regiões que de outra forma estariam para sempre limitadas às velocidade nem sempre ideais do ADSL, e sem esperança de algum dia verem uma "fibra" a passar à sua porta.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
o limite de tráfego pode ser gasto em menos de um minuto (e mesmo no caso de 15GB... poderiam voar em apenas 15 "segundos").
ResponderEliminarMinutos???
É a relatividade do tempo a fazer das suas... Corrigido! :)
EliminarO WOW da Optimus (1.7Mb/sec) resolveu o meu problema de velocidades (adsl só dava 220Kb/sec) e não tenho limites de tráfego.
ResponderEliminar