2013/05/21

RPiCluster junta 33 Raspberry Pi em Paralelo


O que é melhor que um Raspberry Pi?... Trinta e três Raspberry Pi a correr em paralelo neste RPiCluster. Poderá parecer um projecto megalómano sem utilidade prática, mas neste caso surgiu da necessidade de um  investigador que necessitava de uma forma de simular a partilha de dados entre uma rede de sensores wireless, e que estava reticente em usar o cluster disponibilizado pela sua Universidade - se o sistema ficasse offline ou outros projectos tivessem mais prioridade, o seu ficaria relegado para segundo plano.

Por isso, meteu mãos à obra e criou o seu próprio mini-cluster que fica inteiramente a seu cargo. Embora não possa competir com o cluster de 32 processadores Intel a 3.1Ghz com 8GB de RAM, o cluster de Raspberry Pi tem a particularidade de ter um custo mais acessivel: pelo preço de um só módulo do cluster grande foi possível criar o RPiCluster.

Este sistema não vai concorrer com nehum "super-computador", mas permite que mais rapidamente se modifique o software e testem diferentes versões sem ficar dependente de um cluster que tem que ser partilhado para outras tarefas. A título de curiosidade, cada RPi está a correr Arch Linux com overclock a 1GHz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)