2013/05/18

Skylab - A Primeira Estação Espacial


Embora algumas pessoas possam pensar que a ISS (Estação Espacial Internacional) é a primeira estação espacial em órbita da Terra, há uma antecessora que décadas antes já nos fazia sonhar com o sonho da exploração espacial. Bem no seguimento da corrida espacial, o Skylab foi o primeiro laboratório espacial, e que se manteve em órbita de 1973 a 1979 - altura em que caiu dos céus.

Correcção: a Salyut 1 soviética foi a primeira estação espacial, sendo lançada em 1971.


O Skylab recebeu três missões com três astronautas cada, durante 1973 e 1974, num total de 28, 59 e 84 dias respectivamente. E curiosamente, o seu módulo principal, tinha um volume habitável que ainda hoje causaria inveja à ISS (e permitia fazer umas "brincadeiras" engraçadas, como poderão ver no vídeo mais abaixo).


Infelizmente, logo durante o lançamento algumas coisas correram mal, com um dos paineis solares a ser arrancado, assim como um escudo para os micro-meteoritos (que encravou outro dos paineis), e que fez também com que os astronautas tivessem que sair para desencravar o painel solar e também "desenrascar" um guarda-sol para evitar o sobreaquecimento da estação quando estava exposta ao sol - a vida no espaço não é nada fácil.


As experiências e informações recolhidas graças ao Skylab permitiram dar grandes passo no conhecimento do nosso planeta e do espaço, mas depois da terceira missão a NASA decidiu não continuar a usá-lo devido à sua idade (os últimos astronautas deixaram comida e a porta destrancada... caso alguém lá regressasse).

Anos mais tarde, o Skylab começou a cair, devido à fricção com a atmosfera que entretanto se tinha expandido devido ao aquecimento solar. Ainda foram contempladas missões de salvamento - usando o Space Shuttle, que se pensava estar já quase pronto para voar - mas infelizmente nenhum Space Shuttle estava pronto para cumprir esse objectivo antes de já ser tarde demais.

Valha-nos que hoje temos a ISS para continuarmos a ter uma "ponta do pé" no espaço de forma permanente. Mas o Skylab permanecerá na memória de todos os que sempre olharam para o espaço com aquele "brilho" nos olhos.



6 comentários:

  1. Mais do que uma! Então e a MIR? http://en.m.wikipedia.org/wiki/Mir

    ResponderEliminar
  2. A primeira estação espacial foi a Salyut 1. Lançada em 19 de Abril de 1971.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Salyut_1

    ResponderEliminar