2013/06/22

Aviões ganham Rodas Eléctricas


A tecnologia dos sistemas dos automóveis híbridos está a chegar aos aviões. Embora os motores a jacto sejam altamente eficientes quando estão em voo à altitude e velocidade ideais, quando estão em terra a fazer manobras são terrivelmente ineficientes e gastadores. Por isso, há quem se tenha lembrado de aplicar o mesmo sistema que existe nos automóveis híbridos: usar pequenos motores eléctricos nas rodas que permitem movimentar o avião sem ser necessário ligar os motores principais.


Os seus criadores dizem que este sistema permitirá poupar cerca de $200 mil dólares anuais em combustível por avião; e o facto de poder ser instalado em qualquer avião com muitas poucas modificações é também uma das suas grandes vantagens.

Vamos lá ver se num par de anos teremos este sistema a vir de origem em todos os novos aviões - que eventualmente até poderiam usar energia recuperada das próprias aterragens (em que os motores poderiam servir como geradores para acumular a energia necessária para as manobras que se seguem).

O próximo passo será ter um avião comercial completamente eléctrico e não poluente... mas para isso vai ser necessário bem mais que um par de anos.

1 comentário:

  1. Em retrofittings deste sistema aplicar o conceito regenerativo para tamanha energia criada na travagem de um avião comercial penso ser para já um pouco difícil visto até nem ser assim necessária tanta energia armazenada para as poucas manobras que um avião fa z na pista, mas em sistemas instalados poderá até para alimentar sistemas de ventilação de cabine quando o avião está parqueado ou em fase de embarque. Uma ideia realmente boa que apresentando uma economia tão elevada só espanta só agora se ter pensado nisso!

    ResponderEliminar