2013/06/04

iPhones Vulneráveis a Ataques via Carregador



Muitas vezes dá-se o exemplo do iOS como sistema "seguro" onde as apps apenas estão oficialmente disponível por via de uma App Store controlada, e onde cada app corre num espaço isolado que impede o seu acesso a funções e informações do sistema ou do utilizador. No entanto, que tal se vos dissesse que tudo poderia ser posto em causa... se o pusessem a carregar num carregador de outra pessoa?

Investigadores dizem ter descoberto uma forma de injectar conteúdos potencialmente maliciosos num iPhone usando um carregador modificado. É claro que o programa não é transmitido pela "electricidade" mas sim pela ligação USB e linhas de comunicação existentes no iPhone, usadas de forma abusiva por um microcomputador de tamanho compacto. De qualquer forma, relembra-nos que as vantagens das fichas multifunções altamente versáteis podem por vezes ser usadas para fins bem diferentes dos que se desejariam.

... Já estou a imaginar alguém algures a trabalhar numa tomada eléctrica "anti-infecções" para prevenir contra este tipo de coisa.... ou a tentar vender electricidade "desinfectante" para remover as infecções transmitidas via carregador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)