2013/06/10

Lentes de Contacto Digitais mais Próximas da Realidade


Mais uma vez se prova de que não há nada que depois de imaginado, não se consiga tornar realidade... por mais tempo que possa demorar. Ainda estamos longe de um futuro onde seja possível colocar um ecrã à frente dos olhos usando simples lentes de contacto, mas investigadores conseguiram dar mais um passo nesse sentido criando uma lente de contacto maleável que contém circuitos electrónicos que permitem ligar LEDs.

Neste momento o sistema contém um único LED, mas o seu objectivo era avaliar o factor de conforto de utilização das lentes - e que foi conseguido, ao ser testada em coelhos durante 5h sem qualquer sinal de desconforto. Embora a colocação de mais LEDs de forma a criar um ecrã com maior resolução não me pareça ser complicado, faltará resolver outras questões igualmente importante: como a fonte de energia, e principalmente, como seria possível focar uma imagem a tão curta distância?

Mas se eu - que não percebo nada disto - consigo conceber algo como LEDs focados directamente na retina que pudessem criar imagens sempre nítidas, imagino que estes investigadores tenham igualmente uma ou duas ideias quanto a formas de no futuro tal coisa se poder concretizar. Mais próximo da realidade estarão lentes de contacto "activas" que poderão ser usadas de forma a corrigir problemas de visão com maior eficiência que as lentes de contacto actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)