2013/06/15

Monumentos em Realidade Aumentada


Da próxima vez que virem turistas a apontar os seus tablets para monumentos, talvez seja melhor pensarem duas vezes antes de os ridicularizarem. É que em vez de estarem a tirar fotografias poderão simplesmente estar a ver esses mesmos monumentos em ruínas tal como eram na sua época áurea e em estado original, graças à magia da realidade aumentada.

Este é apenas mais um exemplo que nos chega da AR Media, que já nos tem trazido muitas outras aplicações para a tecnologia da realidade aumentada, e que me parece ser algo bastante interessante para cativar turistas e ao mesmo tempo cumprir uma função informativa e educacional.

Embora pense que deve haver sempre um equilíbrio (para não se correr o risco de passar por monumentos históricos sem sequer olhar para eles sem ser através do ecrã dos tablets e/ou smartphones), acho que tecnologia como esta poderá fazer maravilhas até com aqueles que tradicionalmente acham "chato" visitar monumentos. Venham de lá mais aplicações destas, que nos permitam usar os equipamentos que temos para "aumentar" o nosso conhecimento de forma mais visual.

3 comentários:

  1. Alguns museus precisam desesperadamente de realidade aumentada para ficarem interessantes, imagem estar num palácio e verem actores representarem em realidade aumentada, isso já tornava alguns museus interessantes.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Já estou a imaginar o futuro disso. Será que vamos poder alterar tudo aquilo que vemos através dos óculos? Já estou a imaginar.

    Escolha o layot da sua preferência:

    Metropolis
    Veneziano
    Campestre
    Mil e uma noites
    Idade Média
    Anos 70
    Anos 20
    Futurista…

    ResponderEliminar