2013/06/21

Nova Técnica Permite DVDs de 1000TB


Os CDs e DVDs foram em tempos autênticas maravilhas tecnológicas, capazes de guardar enormes quantidades de informação digital (eu sei que custa acreditar que os 600-700MB de um CD em tempos pareciam uma imensidão infindável que daria para tudo e mais alguma coisa, mas acreditem em mim! :) Hoje em dia, o seu descente é o Bluray, que graças às suas múltiplas camadas pode atingir os 100GB, que já não parecem assim tanto num mundo em que discos de 2TB já se tornaram comuns.

Mas... e se fosse possível ter discos ópticos com 1000TB? Ficariam novamente a olhar para eles como em tempos se olhou para os CDs? Investigadores arranjaram forma de o fazer, e de uma maneira que dizem ser surpreendentemente simples e económica.

Os discos ópticos usam pequenos pontos gravados na sua superfície para representar informação digital, que é lida/escrita através de um laser. A sua capacidade está portanto directamente relacionada com o tamanho que esses pontos ocupam no disco, e são limitados pelo tamanho mínimo em que se consegue focar um ponto de luz/laser. Esse diametro mínimo de focagem está também directamente relacionado com o comprimento de onda do luz utilizada (a sua cor), e é precisamente por isso que dos CDs e DVDs com laser "vermelhos" se passou para os lasers azuis nos Bluray, que com um comprimento de onda inferior permitem também que os pontos sejam mais pequenos e portanto os discos contenham mais informação.



Uma vez que é fisicamente impossível focar um feixe de luz numa área inferior a metade do seu comprimento de onda, estes investigadores arranjaram forma de contornar o problema usando dois feixes de luz. Desta forma, o feixe principal que ocuparia um diâmetro maior é acompanhado por um feixe secundário em forma de anel que o rodeia e anula, e tem por resultado deixar ficar apenas um feixe com apenas 9nm de diâmetro que permitirá atingir densidades que eram consideradas impossíveis até ao momento.

... Parece que já temos discos com espaço que chegue e sobre para os filmes em formatos 4K, 8K, e 16K! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)