2013/06/05
Poupa memória no Chrome com Páginas Suspensas
Não sei se acontecerá com todos, mas por mais que eu tente manter o meu browser "limpo" de páginas desnecessárias, não é preciso mais de um par de dias para que rapidamente tenha várias dezenas de tabs abertas... para ver mais tarde. E onde "mais tarde" por vezes se vai arrastando por dias e semanas. Sim, uso o browser como um misto de navegador e gestor de tarefas, com as várias páginas abertas a servirem de lembretes de coisas a fazer ou ler quando tiver tempo. Mas infelizmente, é um método que se faz ressentir no sistema... não é incomum dar com o Chrome a ocupar vários gigabytes de RAM... e por vezes ela faz falta para outras coisas (como uma máquina virtual que se queira lançar, ou um jogo mais exigente que se queira jogar).
Nunca me tinha lembrado de procurar solução para isto, mas meio por acidente fui dar com esta extensão para o Chrome chamada The Great Suspender.
É uma solução que me parece mais eficaz que o método que uso: de matar as tabs que ocupam mais memória no Process Explorer, deixando-as lá permanecer as tabs abertas para fazer reload mais tarde; ou escrevendo "chrome://kill/" na barra de endereços da página a "matar" (as páginas crashadas não gastam memória).
Esta extensão é mais cómoda, e para além de permitir suspender qualquer tab e poupar memória, tem até opções como manter uma imagem da página que foi suspensa (embora ainda em estado experimental), ou a possibilidade de auto-suspender as tabs após X tempo - e com a possibilidade de definir sites que não se queiram nunca suspender (que dá jeito para quem quiser manter o Gmail, Twitter, Facebook, sempre abertos). Quando suspendem uma página, ela desaparece e passa a apresentar um aviso de que está suspensa (ou a tal captura de ecrã em opção) e basta um clique para que seja recarregada.
A única coisa que não me agrada é o facto das páginas suspensas não apresentarem o URL na barra de endereços (internamente ficam com um endereço "esquisito" que redirecciona para a extensão), e que pode causar problemas para quem usa o Chrome sincronizado entre vários dispositivos.
Mas para quem não usar sincronização, e estiver a lutar constantemente com falta de memória no computador devido a excesso de páginas abertas no Chrome... não há que enganar!
Uma última nota: caso pretendam desinstalar esta extensão certifiquem-se de que não têm páginas suspensas... pois senão perderão o acesso a elas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas,
ResponderEliminarComecei a usar a extensão OneTab (http://www.one-tab.com/) à uns tempos e agora não quero outra coisa, só tem um senão, não sincroniza com outros dispositivos...
Pocket (Formerly Read It Later). :) E sim, pode-se lá pôr qualquer página.
ResponderEliminarvinha dar a mesma dica
Eliminarhttps://chrome.google.com/webstore/detail/pocket-formerly-read-it-l/niloccemoadcdkdjlinkgdfekeahmflj
Fantástico, Carlos. Era mesmo o que estava a precisar! Obrigado pela partilha!
ResponderEliminarEvernote! Com Evernote clipper. Guarda notas de artigos, url ou paginas completas (com tags).
ResponderEliminarOneTab. Mudou a minha vida :)
ResponderEliminarO quanto estava a precisar de uma coisa destas. A minha memória é "toda" comida pelo chrome, e por vezes não é muito eficiente em libertá-la quando preciso.
ResponderEliminarThanks
a lista de leitura do safari faz isso
ResponderEliminar