2013/06/18

Samsung lança primeiro SSD PCIe para ultrabooks


Há mais de uma década atrás, ia dizendo aos meus amigos que chegaríamos a um ponto em que também os "discos" seriam vendidos em placas - como as placas gráficas e placas de som - dispensando a necessidade de controladores e os volumosos flat-cables (ainda se lembram das confusões de flat-cables de 80 pinos e/ou SCSI que se "emaranhavam" no interior dos PCs da época?) Podemos ainda não ter chegado a esse ponto, mas nos ultrabooks a coisa parece já estar encaminhada. Depois dos SSD com fica mSATA é agora a vez de termos SSDs PCIe.

As vantagens deste sistema é que o "disco" fica ligado directamente ao barramento do computador, dispensando a necessidade de um controlador (ele próprio também ligado ao barramento) que faz o trabalho de "tradutor" entre o computador e o disco/memória. Assim, em vez de ficarmos limitados aos 6Gbps do interface SATA, temos acesso a velocidades de 1.4GB/s!

Este novo formato está disponível com tamanho até 512GB e consegue ser ainda mais compacto que os SSD em placa anteriores. Ao que tudo indica, será a versão "pública" dos SSD desenvolvidos para o novo MacBook Air da Apple. A minha pergunta é apenas: quando é que as motherboards começam a trazer um ou dois slots compatíveis com este formato? (Ou até pode ser em formato PCIe de tamanho grande, que não me importo. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)