2013/07/24

Anel com NFC no Kickstarter


Temos mais um caso de sucesso no Kickstarter (pelo menos na parte da angariação de fundos, faltando agora ver se o projecto chega a bom termo sem atrasos ou incidentes inesperados). Se já são fãs dos autocolantes NFC para vos facilitar a vida, então imaginem só as possibilidades da utilização de um anel com NFC integrado

Com um preço que começa nas £22 (cerca de 25€) mas que pode ser reduzido para apenas 9€ caso estejam dispostos a imprimir o vosso próprio anel numa impressora 3D (ou arranjarem outra forma de implantar a secção NFC noutro anel), este anel abre algumas perspectivas interessantes: como por exemplo, poderem utilizá-lo para desbloquear o vosso smartphone automaticamente, ou até abrir uma porta sem necessitarem de mais nada recorrendo a uma fechadura com NFC.

Este projecto pode parecer simples, mas teve que superar alguns problemas complicados, como arranjar forma de usar um chip NFC num anel de metal, e também garantir que o seu raio de acção não é demasiado para que não seja facilmente captado por scanners ou antenas que estejam a tentar "clonar" o sinal.

A ideia é bastante interessante... só não contempla o caso daquelas pessoas que, como eu, detestam andar com anéis. Espero que em breve considerem ampliar a área de actuação, criando outros acessórios NFC, como por exemplo, uma pulseira ou bracelete que se possa aplicar num relógio (isto no caso de até lá não começarmos a usar SmartWatches com NFC integrado).


2 comentários:

  1. Pois... essa do metal é pertinente... a 1ª etiqueta autocolante que utilizei tive pontaria e colei num armário de metal (escritório)... apenas para verificar que realmente não funciona!!!
    Fica o aviso à navegação, para que colem essas etiquetas em superfícies não metálicas se quiserem que elas funcionem!

    ResponderEliminar
  2. Nos sites chineses parece haver já anéis com nfc, apesar de bem mais caros aparentemente..

    48$ http://www.chinabuye.com/geak-ring-nfc-on-your-finger-w-the-functions-of-unlocking-phones-and-sharing-your-contact-card

    A descrição é que é cómica "Another feature is that since the ring has your contact details stored (presumably rewritable), you can also use it to share your contact card with other NFC-enabled devices."

    Ha ha

    ResponderEliminar