2013/07/24

Apple continua em "Queda"

A Apple já apresentou os resultados do mais recente trimestre e embora os iPhone continuem a representar a maior fatia da facturação (51%) e se tenham vendido mais iPhones neste trimestre que em igual período do ano anterior (31.2 milhões versus 26 milhões), a tendência negativa continua a ameaçar as perspectivas para o futuro. Tanto a facturação total como os lucros estão a cair drasticamente, e são sinal evidente de que a empresa precisa de "algo" para inverter esta tendência.

Vamos lá ver se isso acontecerá com a chegada do novo iPhone (e do tal iPhone "low-cost") assim como o futuro iPad mini Retina e eventuais sucessores de maiores dimensões para todos os produtos - ou se a Apple vai fazer uma aposta nos tais novos segmentos, como o iWatch, esperando que esteja aí a nova "mina de ouro" a explorar.

Uma coisa parece ser certa: depois do abanão revolucionário da chegada do iPhone e dos primeiros sucessores que deixavam o mundo maravilhado (em grande parte devido ao carisma das apresentações de Steve Jobs), parece estar demonstrado que o mundo é agora bem mais exigente e não se deixa iludir tão facilmente - sendo cada vez mais complicado concretizar novos produtos que se esperam que nos deixem de "queixo caído".

4 comentários:

  1. Oi, 'pera, aí.
    As vendas de iPhones aumentaram 20%, e as do iPad e dos Macs caíram 14,1% (o ano passado houve a corrida ao Mini) e 6,3%.

    As vendas (receitas) não caíram, até aumentaram 1%. O que caíram foram os lucros, em que a margem bruta passou de 42,8% para 36,9%, principalmente porque uma parte significativa dos iPhones vendidos são o 4 e o 4S, com margens menores.

    Tendo em conta que a Apple não lançou nenhum produto novo no trimestre os resultados foram bastante bons. Vamos ver o próximo semestre com o 5S e modelos mais baratos (iPad mini retina é que parece que não há).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No pré-market a cotação está agora a subir 4,98% (deve fechar a subir 3%) o que quer dizer que os resultados foram melhores que o esperado.

      Eliminar
  2. "...sendo cada vez mais complicado concretizar novos produtos que se esperam que nos deixem de "queixo caído"..."
    Esta ideia já foi defendida muitas vezes nas últimas décadas, só quem não esteve atento e que pode ainda acreditar nisto. Há sempre espaço para inovar.

    ResponderEliminar
  3. Acho o iWatch uma péssima ideia e até de certa forma um retrocesso... Uma boa ideia seria desenvolver a tecnologia do holograma e incorpora-la nos telemóveis.

    Imaginem a seguinte cena: um gajo está sentado no metro e de repente saem umas notas coloridas (também podia ser entrelinhas coloridas ou qualquer outro formato escolhido), junto com um som muito suave e agradável em direção ao ouvido dele. Ele toca no bolso onde guarda o telemóvel e imediatamente saem uma espécie de fones (tudo em formato de holograma) em direção aos ouvidos e ele pergunta: "Ola ?" e inicia-se a conversação... Outras variantes seria aparecer uma imagem da pessoa que estava a telefonar á frente dele e começarem a falar... Bem, sonhar é fácil!

    ResponderEliminar