O popular FLiP tem uma nova versão que promete continuar a apanhar os erros dos portugueses (nada de mandar piadas sobre o quanto esta ferramenta faria falta aqui no Aberto até de Madrugada!) e o nosso Luis Costa esteve presente na sua apresentação e conta-nos o que viu:
Decorreu ontem nas instalações da Priberam em Lisboa, a apresentação da nova versão daquele que é uns dos nomes mais conhecidos no campo do software nacional: FLiP.
O projecto nasceu no longínquo ano de 1995! Passados 18 anos, o FLiP chega agora à versão 9, o que representa em média uma nova versão a cada dois anos.
São 20 anos de desenvolvimentos na área dos conteúdos digitais para a língua portuguesa, o que é algo digno de registo.
A apresentação decorreu num ambiente descontraído, onde o CEO da Priberam, Carlos Amaral, começou por apresentar o FLiP 9 e as suas funcionalidades mais importantes, passando depois para as outras áreas de negócio da empresa. Confesso que foi com curiosidade que assisti à apresentação, pois estava na presença de um dos "dinossauros" da informática nacional!
A lista de funcionalidades é bastante completa. Todos já enfrentamos situações onde surge uma dúvida relativamente a estes assuntos da escrita e esta ferramenta possibilita esclarecer a grande maioria das mesmas. Será por certo uma ferramenta a ter em casa, principalmente para quem escreve muito, ou até que tenha crianças em idade escolar. Temos correctores para todos os gostos, e os dicionários e ferramentas de vocabulário serão por certo uma boa ajuda.
O dicionário tem mais um conjunto interessante de ferramentas: verbetes, definições e anagramas.
Por vezes, dou por mim a repetir a mesma palavra, a função definições vinha mesmo a calhar.
Os anagramas, podem ser uma ajuda extra (vulgo, batota) para quem goste dos jogos tipo scrabble.
Para além do FLiP, a Priberam aposta noutros produtos. Criação de sumários, palavras chave, são algumas das funcionalidades que estão a ser utilizadas pela imprensa nacional e estrangeira. Para além de Portugal, os PALOP são uma aposta da empresa.
EU gostava de saber se alguma vez o FLiP vai ser lançado para o LibreOffice...
ResponderEliminarIsso provavelmente nunca na vida vai acontecer.
Só não digo já que sim, porque estou na dúvida entre OpenOffice e LibreOffice.
EliminarIsto para Windows, entenda-se. Logo que tenha a confirmação, informo.
Tem toda a razão, há compatibilidade para LibreOffice e OpenOffice! (http://www.flip.pt/Produtos/FLiP-9/Compatibilidade.aspx)
EliminarMas parece que nem todas as funções estão disponíveis: faltam os Auxiliares de Tradução e os Conjugadores.
Ah, acho que eles acabaram de ganhar mais um cliente :), se bem que provavelmente só funciona em Windows e Mac (eu uso Linux).