2013/07/31

Butter - Ementa Electrónica em Tablet para Restaurantes


Sam Brin, irmão mais novo de Sergey Brin (do Google) lançou-se numa startup que pretende modernizar as ementas dos restaurantes. Este Butter é um sistema que se vem juntar a um número crescente de propostas que dão uso aos tablets de baixo custo que vão surgindo e que tornam possível a sua utilização como ementas digitais nos restaurantes.


A configuração dos menus permite todo o tipo de estilos e interactividade, com as encomendas a surgirem automaticamente na cozinha (após confirmação por um responsável, para evitar pedidos errados ou feitos por acidente) - e eles fazem questão de frisar que o seu objectivo é facilitar o processo e não a substituição dos empregados. Os empregados continuarão a ser necessários e servir como rosto humano do local, mas este tipo de tecnologia permite que as coisas sejam mais eficientes, pois permite que se faça o pedido enquanto o empregado está a tratar de outros clientes.


Há vários aspectos interessantes que este tipo de tecnologia permite para os fãs dos "analytics", que permitirão avaliar se uma ementa funciona melhor com determinada apresentação (com fotos, sem fotos, com destaques e sugestões ou em simples lista, etc. etc.)

Quanto a mim, só continua a achar que estes sistemas perdem imensamente ao contemplarem unicamente ementas apresentadas em tablets do próprio restaurante - que têm sempre riscos associados, como roubo, uso indevido, ou simplesmente danos acidentais (como uma criança que o deixe cair da mesa, por exemplo). Porque não dar a possibilidade de um cliente usar o seu próprio smartphone/tablet para aceder a um site/serviço que lhe permita fazer a mesma coisa sem que seja necessário um tablet do restaurante em cada mesa?

E já que falei de crianças... porque não oferecer alguns jogos interactivos na "ementa", para servirem de entretenimento para os mais pequenos, que tão fascinados são por este tipo de equipamentos?
(Se estivesse nos EUA submetia já uma patente para uma ementa electrónica com funcionalidade de entretenimento integrado! :)


1 comentário:

  1. "Porque não dar a possibilidade de um cliente usar o seu próprio smartphone/tablet para aceder a um site/serviço que lhe permita fazer a mesma coisa sem que seja necessário um tablet do restaurante em cada mesa?" o taste it faz isso

    ResponderEliminar