2013/07/09

Facebook alarga Graph Search a todos



Depois de no início do ano ter apresentado o Graph Search em fase beta, o Facebook vai finalmente alargar, ao longo das próximas semanas, este novo sistema de pesquisa e relacionamento de dados a todos os utilizadores que usem o Facebook na versão inglesa.

Como vantagens o Facebook refere a sua velocidade e facilidade de utilização, ao mesmo tempo que permite pesquisar por coisas bem mais complexas e com a apresentação dos resultados a surgirem de acordo com a relevância para cada utilizador.

Por exemplo, imaginem que quero convidar novas pessoas para aparecerem num dos meetings do Aberto até de Madrugada:


Posso facilmente encontrar amigos dos meus amigos no Facebook, que gostem do Aberto até de madrugada e morem na região do Porto - poderia facilmente filtrar os resultados por idades, sexo, e até por preferências (como escolher apenas pessoas que gostem de Androids ou Apple, ou música, ou cinema, etc.)

Já dá para imaginar o tipo de poder que o Facebook coloca nas nossas mãos... e que nos faz arrepiar com as questões da privacidade. Por isso mesmo o Facebook relembra os utilizadores para que verifiquem as suas definições de privacidade para confirmarem quem é que deverá ter acesso aos seus dados.

Mas o melhor é mesmo mentalizarem-se que a privacidade já era, e actualmente não passa de uma ilusão - quer usem o Facebook ou não - sendo que a única coisa que se pode exigir é que este tipo de sistemas seja feito com o conhecimento do público e acessível a todos - em vez de ficar escondido sob leis secretas que atropelam todos os direitos cívicos de uma sociedade moderna, como o caso do PRISM e da NSA que tanto tem dado que falar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)