2013/07/04

Morreu Douglas Engelbart - o "Pai" do Rato e das Redes


O tempo não pára... e se em tempos olhávamos maravilhados para monitores de fósforo com um cursor a piscar lentamente, hoje em dia isso pertence à pré-história da informática, impensável para os que nascem agora e desde logo têm acesso a tablets com poucos milímetros de espessura, com ecrãs de alta resolução que já superam o que se pode ver, e interfaces coloridos que reagem aos nossos toques. E claro... a omnipresente internet que tudo e todos liga.

Coisas que não seriam possíveis sem pessoas como Douglas Engelbart que agora nos deixa aos 88 anos. Este senhor que será desconhecido para grande parte da população é "somente" um dos principais responsáveis por hoje usarmos um rato para interagir com os computadores, de termos interfaces gráficos, e até da própria internet.

Foi o seu sonho de ligar computadores em rede que deu origem à ARPANET financiada pela DARPA, e que seria a antecessora da actual Internet. E nem que tivesse sido apenas por isso, seria mais que suficiente para que o seu nome para sempre seja recordado na lista das pessoas que mais contribuiu para que o mundo de hoje seja aquilo que é em termos tecnológicos.


Fiquem com a sua mítica apresentação "Mother of All Demos", e que nos mostra que muitas das coisas que tomamos como garantidas e "óbvias" hoje em dia... tiveram que ser inventadas por visionários como Douglas Engelbart - e divirtam-se a imaginar como poderia ser o mundo de hoje se tais coisas não tivessem sido criadas.

2 comentários:

  1. Na altura em que o Steve Jobs morreu, pensei eu o que estaria o Sr. Engelbart, ao ler os muitos disparates nos jornais, entre os quais atribuíam o rato como invenção do Steve Jobs.
    Aposto que a sua morte nunca fará manchete, tal como aconteceu com a do Dennis Richie.

    ResponderEliminar
  2. Ouch!!! Este senhor raramente é falado ou citado na Internet, é uma pena, pois devíamos prestar-lhe homenagem mais vezes!!

    È curioso que tenho esta gravação aqui no meu disco externo actualmente, faz mais de 10 anos, estava disponível no site da IBM para download recordo-me disso!! Achei que a devia guardar pois era um registo da nossa historia , um marco único... Mal sabia eu que iria estar disponível no Youtube nos dias de hoje!! :)
    É com muito agrado que vejo hoje e tanto tempo depois um artigo (infelizmente nao pelas melhores razoes)a citar o nome deste GRANDE SENHOR!! Bem hajam!!

    R.I.P. Douglas Engelbart.

    ResponderEliminar