2013/07/01

O Preço das Consolas em Perspectiva


Com os jogadores de olhos postos na nova Sony PS4 e Xbox One, torna-se interessante analisar até que ponto é que os seus preços serão - ou não - adequados. Olhando para muitas outras consolas, e aos seus preços ajustados à taxa de inflação para que possam ser comparáveis, deparamo-nos com números que podem trazer algumas surpresas.

Olhando para as consolas que foram lançadas ao longo das últimas quatro décadas, descobrirmos que o preço da Sony PS4 (399€) é verdadeiramente competitivo, sendo que XBox One (499€) ficará já um pouco mais próximo do limite superior da média. Curiosamente, a Sony optou por reduzir o preço relativamente à geração anterior de consolas (a PS3 teve um preço de lançamento que actualmente seria equiavalente a $696), enquanto que a MS optou por subir o preço ligeiramente... mas que também pode ser facilmente explicado devido à inclusão do Kinect 2.

Ainda assim, podemos dar-nos por felizes por pagarmos apenas estes valores pelas novas consolas. Consolas da década de 70 como a Atari 2600 e Intellivision tinham preços (actualizados) de 768 e 849 dólares! E nos loucos anos 90, consolas de sonho como a Neo Geo e 3DO (autênticas máquinas arcade que se podiam ter em casa), tinham preços superiores a $1100 dólares!

... Assim de repente, comprar uma Xbox One e uma PS4 até parece uma pechincha! :)

1 comentário:

  1. Um gráfico bastante interessante. Uma consola que está em falta nessa lista (e a qual foi a única que tive até hoje) é a Sega Game Gear. Lembro-me que na altura custou cerca de 20 mil escudos!

    ResponderEliminar