2013/07/07

Robots ao Volante poupam Pilotos de Teste


Na maioria das vezes associaremos a função de piloto de testes a um profissão super divertida que dá aos pilotos a possibilidade de conduzir as mais recentes super-máquinas em desenvolvimento, passando a vida em circuitos a "derreter" pneus - enfim, uma profissão de sonho. Infelizmente a realidade é bem menos glamorosa, e por cada um desses pilotos que pode passar os dias a divertir-se, há muitos outros cujas funções de teste são bem menos desejáveis e que se fazem ressentir duramente.

As marcas têm que testar os seus veículos até ao limite, e isso implica testes de resistência com horas de condução em estradas esburacadas, subir e descer passeios, e todo o tipo de coisas que poderá ter alguma piada se for feita por alguns minutos... mas que se torna torturante se tiver que ser repetida durante horas.

Felizmente, temos tecnologia que adora tarefas repetitivas, e por isso mesmo a Ford desenvolveu sistemas de condução robóticos que permitem que este tipo de testes possa ser feito sem martirizar os condutores humanos.


Ao contrário dos automóveis autónomos que têm sistemas especializados, esta solução foi concebida para poder ser aplicada com relativa facilidade em qualquer veículo normal sem necessidade de modificações especiais. O funcionamento é monitorizado por um posto de controlo centralizado, onde um único operador pode monitorizar várias viaturas, que repetirão até à exaustão (e sem queixumes) os desagradáveis testes de resistência.

Temos muitos casos em que os operadores humanos terão motivos de queixa quanto à automatização lhes retirar empregos... mas neste caso acho que ninguém se importará de deixar que seja uma máquina a fazer tais operações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)