2013/07/27

TCL lança TV 4K de 50" a $999


Muito temos apostado na esperança de que a tecnologia fizesse com que os ecrãs UltraHD 4K descessem de preço rapidamente - e se eram daqueles cépticos que pensavam que iria demorar muito tempo, que dizer deste televisor 4K da TCL que custa apenas $999? À partida até faz pensar que se trata de um erro e que falta ali algum dígito - já que ecrãs 4K de marcas conhecidas custam cerca de sete(!) vezes mais.

Mas, é mesmo verdade. A TCL é uma empresa chinesa pouco conhecida no ocidente, mas que está disposta a mudar isso com uma política hiper-agressiva nestes ecrãs 4K. O tamanho de 50" é um pouco para o "pequeno", mas por este preço... ninguém poderá reclamar. A não ser... Há um aspecto que nos confronta com o prodígio técnico que estes ecrãs obrigam. Imaginem a quantidade de dados necessários para mostrar imagens num ecrã 4K. São 3840x2160 pixeis, com pelo menos 3 bytes (RGB) por pixel, a um mínimo de 30fps, que se traduzem em cerca de 712MB/s! Passem para uns mais desejáveis 60fps e a transferência de dados supera o Gigabyte por segundo.

O problema é que esta TCL vem equipada apenas com quatro portas HDMI 1.4, que apenas permite uma resolução 4K a 24fps - que poderá ser ideal para filmes (e mesmo aí temos que ter em conta que provavelmente também o cinema irá evoluir para maiores framerates, como no caso do The Hobbit) - mas que não é a mais apropriada para conteúdos televisivos, utilização como monitor, ou - mais crítico ainda - para jogos de computador, onde os 60fps são considerados o valor desejável.

Para isso será necessário ter um televisor ou monitor com DisplayPort 1.2, portas DVI dual-link ou HDMI 2.0, capazes de suportar resoluções 4K a frequências de 60fps (embora depois se tenha o problema seguinte: de ter que arranjar uma placa gráfica capaz de aguentar esta resolução! :)

Faz lembrar os monitores LCD que se arranjavam a preço incrivelmente baixo a certa altura... mas que depois de se olhar mais atentamente se descobria que não tinham sequer entradas digitais e se ficavam pelo VGA analógico. Mas ainda assim... ter um ecrã 4K a menos de $1000 dólares... não digam que não é tentador. :)

2 comentários:

  1. Não percebo o delírio em torno do 4k. Para tirar partido do 4k numa TV dessas tínhamos de nos sentar a menos de 1m do ecrã! Como ninguém tem o sofá encostado à TV, parece-me que o 4k só traz benefícios para ecrãs maiores do que 100 polegadas que não são baratos nem práticos. Preços à parte, nem toda a gente tem espaço em casa para um ecrã dessas dimensões. O utilizador comum pouca diferença nota entre HD e FullHD, o 4k vai ser só mais um chavão que poucas vantagens traz. Os fabricantes podiam era calibrar as TVs em vez de andarem a contar o número de pixeis, aí sim há diferença...

    http://carltonbale.com/1080p-does-matter/

    ResponderEliminar
  2. Atenção que a samsung S9 Series 9 Smart 3D UHD 4K LED TV custa por volta de 20000 ou mais euros e a porta hdmi segundo o site oficial tambem é 1.4 assim como o modelo de 55 polegadas mais "acessivel" por volta de 5000 euros, e tanto uma como outra apenas permitem frame rates maximos de 24.

    ResponderEliminar