2013/08/01

Angariações para o Ubuntu Edge começam a Desacelerar


Parece que se começa a concretizar o receio que muitos tinham quanto à campanha de angariações para tornar real o Ubuntu Edge. O objectivo de 32 milhões até poderia ter parecido possível de alcançar com uma primeira semana "meteórica" onde se chegaram aos $7 milhões de dólares (o que estaria no ponto de equilíbrio do que seria necessário, cerca de $1 milhão por dia ao longo de toda a campanha). Mas como já se sabe, este afluxo inicial pelos fãs é normal, e depois dos interessados apoiarem o projecto... é a parte seguinte que se torna complicada.

Se nos primeiros 7 dias se conseguiram 7 milhões, nos dias que se seguiram a situação tem sido bem diferente: com "apenas" 600 mil dólares a serem angariados desde então (média de apenas $200 mil dólares por dia). Embora seja uma valor bastante elevado (quantos outros projectos desejariam ter angariações de $200 mil por dia?) não será suficiente para garantir que o Ubuntu Edge chegue aos $32 milhões no final desta campanha.

Ainda faltam três semanas até que se saiba definitivamente como irá ficar o estado deste projecto (no dia 21 de Agosto), e neste momento há cerca de 2850 Ubuntu Edges "comprados" - e que incluem 5 unidades pagas ao preço exorbitante de $10,000 cada (de um limite máximo de 50) que têm direito a um convite VIP para se juntarem a Mark Shuttleworth na sessão de apresentação oficial. É um valor manifestamente baixo, que acaba por não ter grande expressão a nível de desenvolvimento no panorama mobile (onde marcas como a Apple e Samsung vendem milhões de unidades em poucos dias). Claro que ainda nada está perdido, e até ao final da campanha muita coisa poderá acontecer... mas se as coisas se mantiverem como estão, o Ubuntu Edge não passará de um sonho que não sairá da fase do vaporware.

2 comentários:

  1. E um fundo? Eu alinhava e se o ubuntu EDGE não for em frente sorteava-se outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá fundo se houver Edge. Mas já sabem que não gosto de vos fazer perder tempo desnecessariamente. :)

      Eliminar