2013/08/05

As Máquinas de Escrever


Parece que ninguém está imune à nostalgia, e agora foi o bem conhecido Tom Hanks que sentiu necessidade de escrever uma carta que revisita as velhas máquinas de escrever... aquelas "batedeiras mecânicas" que muitos de vocês poderão já não ter tido a oportunidade de ver (ou ouvir) ao vivo, mas que ainda poderão apanhar nalguns filmes e séries com algumas décadas.

É incrível como hoje em dia o acto de escrever algo (num computador) não acarreta grande responsabilidade. Qualquer erro pode facilmente ser reparado - e é até automaticamente assinalado ou corrigido. Mas nas velhas máquinas de escrever, as coisas eram bem diferentes... e para além da aventura que era mudar a fita de tinta, e ter que pressionar muscularmente cada tecla para que ficasse bem impressa (mas de forma bem ritmada para que não se corresse o risco de várias hastes se encravarem mutuamente), havia sempre a assustadora possibilidade de nos enganarmos na última palavra da última frase de uma página completamente escrita... e ter que recomeçar de novo (ou aplicar corrector para "apagar" o erro com tinta branca - ou, no caso de não ser para uso oficial, simplesmente escrever com "XXXX" por cima do erro.

Embora tenha tido a felicidade de no meu tempo já poder sonhar com os computadores e as palavras nos seus monitores, que podiam ser facilmente corrigidos e depois impressos - em igualmente barulhentas impressoras de agulhas - sempre olhei com grande fascínio para as máquinas de escrever mecânicas. E curiosamente, nesta época em que todos os equipamentos electrónicos estão sob suspeita de espionagem, acaba por ser caricato que algumas agências estejam a reverter as suas políticas e a voltar a usar as máquinas de escrever antigas como forma de manterem os seus comunicados mais seguros.


Em jeito de dose de nostalgia dupla, deixo-vos com os sons destas fantásticas peças da tecnologia... pela voz de Michael Winslow - que muitos se deverão recordar dos seus tempos (bem mais magros) de "imitador de sons" de serviço em filmes como Academia de Polícia. :)

2 comentários:

  1. Obrigado Carlos por nos fazeres recordar estas relíquias. Verdadeira nostalgia senti agora :)

    ResponderEliminar
  2. O Tom Hanks é um apaixonado coleccionador de máquinas de escrever.

    ResponderEliminar