2013/08/13

Como escolher uma Fonte de Alimentação para PC


Há cada vez menos pessoas a optar por computadores desktop, face a portáteis e tablets, mas há quem ainda não esteja disposto a abdicar das suas máquinas construídas à medida com componentes cuidadosamente seleccionados. E em todos eles há um componente que é indispensável, mas que muitas vezes não merece a devida atenção: a fonte de alimentação.

A fonte de alimentação é um dos componentes essenciais em qualquer computador, e embora se possa ser tentado a optar por "uma qualquer", a verdade é que essa decisão pode acabar por vir a dar valentes dores de cabeça mais tarde. Em muitos casos será o equivalente a comprar um Ferrari... mas depois optar por pneus recauchutados...

O ponto inicial é a potência que será necessária, e para isso podemos recorrer a calculadores de potência online como este da Asus (ter em atenção que são valores meramente indicativos - e por vezes bastante exagerados, como é o caso dos 50W contabilizados para cada disco rígido, quando um SSD gastará apenas uma fracção disso). Em casos mais extremos, para além da potência, será necessário ter em consideração de que forma é que essa potência está distribuída (mais componentes pendurados nos 5V ou 12V, etc.) - mas na maioria dos casos, qualquer fonte de alimentação com potência suficiente para o vosso "PC de sonho" e que seja de uma marca minimamente reconhecida na área, será suficiente para as vossas necessidades.

Por último, há ainda o factor eficiência. Por exemplo, não é recomendável comprar uma fonte de 1000W para usar num sistema que gasta apenas 100W, pois essa fonte poderá ter um eficiência reduzida quantro trabalha com valores tão baixos de potência. Uma fonte com rating 80 Plus garante que a sua eficência será - no mínimo - de 80% quer trabalhe a 20%, 50%, ou 100% da carga; mas uma 80 Plus Titanium garante que esses valores serão de 90%, podendo atingir os 96% com níveis de carga de 50%.

Há ainda alguns factores adicionais que poderão querer considerar: como facto de ter sistema de cabos modulares, que permite instalar apenas a cablagem que se vai utilizar e evitando um emaranhado desnecessário dentro do computador; ou ainda optar por uma fonte de alimentação com dissipação passiva, para total silêncio (no caso de se estar a construir um media center, por exemplo). Em caso de dúvidas já sabem que temos a nossa mailing list sempre à vossa disposição para ajudar no que for possível! :)

1 comentário:

  1. Este guia é extremamente importante, porque nos PCs, a Fonte de Alimentação é o elemento mais negligenciado de sempre. Até me dói a alma quando vejo PCs de media-alta gama com fontes de 20€...
    A propósito, seria possível fazer um novo guia para as UPS? É que o facto de a maior parte das fontes novas terem PFC activo, faz com que a compra de uma UPS não seja trivial (eu tenho esse problema).

    ResponderEliminar