2013/08/25

Digitalizador 3D da MakerBot já disponível para Pré-Encomenda


As impressoras 3D são apenas um dos componentes que são necessários num mundo onde os objectos 3D passam a ser facilmente reproduzidos. Tal como nas impressoras 2D temos scanners que nos permitem captar todo o tipo de imagens e texto que queremos reproduzir ou processar, também no mundo 3D será necessário criar scanners 3D... como este MakerBot Digitizer que agora fica disponível para pré-encomenda e com entrega prometida para Outubro.

Com um preço de $1400 dólares, não será ainda um scanner ao alcance de todos (embora nem vos vá falar das exorbitâncias que as impressoras e scanners custavam nos seus "inícios", e que fariam este preço parecer uma pechincha). O sistema é relativamente simples: com um prato rotativo que vai girando o objecto a captar (com um máximo de 3Kg) enquanto lasers permitem que uma câmara capte a informação tridimensional - num processo que demora cerca de 12 minutos.

À medida que as impressoras 3D se forem popularizando, também os scanners 3D irão ficando cada vez mais comuns (e acessíveis) - sendo que em muitos casos poderão recorrer a sistemas "faça-você-mesmo" com base em projectos open-source que permitirão a criação de scanners a preço bem mais acessível. Mas... isso não impede que haja quem queira as coisas prontas a funcionar e não se importe de pagar por isso, certo?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)