2013/08/01

eTeleporter permite Videochamadas "olhos-nos-olhos"


Acho curioso como, com tanta tecnologia que temos ao nosso dispor, continuem a estar presentes falhas que poderemos considerar básicas. Uma delas ocorre nas videochamadas, em que devido ao posicionamento das câmaras e ecrãs, faz com que os intervenientes estejam sempre a olhar "para outro lado", o que impede o contacto visual que seria desejável. Este eTeleporter possibilita fazer videochamadas de olhos nos olhos, e para isso vai tentar a sua sorte no Kickstarter.

O sistema foi concebido para ser usado com um iPad, sendo uma base (algo volumosa) que utiliza um sistema de espelhos para fazer com que a imagem surja sobre a câmara frontal. Usando um espelho semi-transparente (como os que vemos serem utilizados nas salas de interrogatórios nos filmes), torna-se possível ver a imagem ao mesmo tempo que a câmara continue a conseguir captar o nosso rosto sem desfasamento: ou seja, podemos olhar finalmente para a pessoa com quem estamos a falar.

Com um preço de $99 este eTeleporter não é propriamente barato ($85 se apanharem um dos primeiros a preço reduzido) - mas se forem o tipo de pessoa que passa horas por dia em videochamada e usam um iPad para o efeito, poderá muito bem justificar o investimento - embora seja recomendável que do outro lado também usem um sistema idêntico (senão continuarão a ver o vosso interlocutor a continuar a olhar-vos "de lado").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)