2013/08/21

Facebook cria Internet.org para Levar a Internet a todos


O Facebook anunciou a criação do Internet.org, uma iniciativa que conta com parceiros de peso como a Samsung, Nokia, Ericsson, Qualcomm, Opera e MediaTek, e cujo objectivo é desenvolver tecnologias que permitam levar a internet a biliões de pessoas que actualmente estão "desligadas".

Como objectivos, a criação de smartphones mais económicos e acessíveis; utilização de formas mais eficientes de transmissão de dados (compressão, cache para uso offline, comunicação peer-2-peer) para custos mais reduzidos, e a promoção da utilização de serviços online para que empresas e utilizadores tenham uma plataforma saudável de desenvolvimento mútuo.

Claro que nos dias que correm (ou melhor dizendo, desde sempre) será difícil não olhar para estes actos "altruístas" sem pensar também no benefício próprio que estas empresas terão com esta medida. O Facebook bem poderá dizer que está a fazer isto para melhorar a vida das pessoas, dando-lhe acesso ao "mundo"... mas por outro lado, certamente estará igualmente interessado em adicionar cinco biliões de novos utilizadores à sua rede - assim como os fabricantes de equipamentos, chips, e software que se aliam a esta iniciativa.

Mas, vamos imaginar que mesmo com estes interesses a justificar a iniciativa, as suas intenções poderão resultar em benefícios reais para todas as pessoas que neste momento vivem isoladas do mundo digital que lhes daria acesso a um vasto repositório de conhecimento e partilha de informação.


[via Facebook]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)