2013/08/22

Google Keep ganha Notificações por Tempo ou Localização


Se pensavam que o Google Keep seria um projecto que pouca ou nenhuma atenção iria receber, fica agora demonstrado que pelo menos por agora, não será o caso. O Google actualizou o Keep, que passa agora a ter uma muito apreciada função para criar lembretes das coisas a fazer, quer numa data e hora específica, como de forma mais generalista - como por exemplo: "quinta-feira à tarde" - ou ainda por localização (uma função que certamente deverá dar uso às melhorias do sistema de geofencing na última actualização do Google Services.

Infelizmente, é uma actualização que precisará de outra actualização em cima para nos permitir fazer algumas coisas que seriam esperadas para uma app que tem notificações por geofencing. Para começar, apenas nos deixa seleccionar os locais por "nome", não sendo possível defini-los usando pontos num mapa (boa sorte tentarem definir um alerta num sítio que sabem onde fica mas não conhecem a morada) nem tão pouco definir a precisão/distância do mesmo. Mas mais chato ainda, é não termos a hipótese de definir se queremos o aviso quando estamos a chegar, ou a deixar o local definido. Muitas vezes será útil criar avisos do tipo: "lembra-me de passar no local X quando sair de casa". (E já agora, também não reconhece os locais casa/home ou trabalho/work, embora saiba onde ficam, quando estamos nos mapas ou Google Now.)

É uma boa actualização (que a par destas novidades também conta com selecção melhorada de fotos, e painel de navegação para ver todas as notas e lembretes, e que permite mudar de conta)... mas que parece ter chegado num estado semi-inacabado. Esperemos que rapidamente nos chegue outra nova actualização que trate destes pequenos aspectos a melhorar para que o Keep possa realmente passar a fazer parte do rol de apps Google de uso mais frequente.

2 comentários:

  1. Eu gosto da simplicidade do google Keep, mas por outro lado não gosto nada da facilidade como se apagam coisas...

    ResponderEliminar
  2. eu não encontro forma de adicionar lembretes, embora a aplicação esteja actualizada.

    ResponderEliminar