2013/08/06

LG e GooPhone preparam Smartphones Tri SIM

Se já se renderam à versatilidade dos smartphones com dual SIM, que vos permitem ter um cartão de uso exclusivo para o trabalho e outro para uso pessoal - ou usufruir dos melhores tarifários para voz e dados de diferentes operadores - que vos parece levar o conceito ainda mais além? A GooPhone e a LG estão a preparar smartphone Tri SIM que podem levar três cartões SIM.

Se à partida parecerá que já estamos a entrar no campo de exagero (e na verdade, para a maioria dos utilizadores "normais" será mesmo um exagero), não me parece difícil imaginar que haverá pessoas que estarão há anos à espera de algo assim. Imaginem alguém que diariamente tem que atravessar dois ou três países. Ter dois cartões SIM poderão não ser suficientes para que tenha acesso a um tarifário interessante em cada um deles; e o terceiro cartão poderá fazer toda a diferença.

Ainda assim, parece-me que este é um método que está simplesmente está a tentar ser resolvido de forma errada. Penso que seria muito mais lógico desenvolver cartões SIM programáveis que pudessem receber a informação dos vários cartões originais, permitindo ter os dados de dois, três, ou mais cartões SIM integrados num só. E assim... poderiam ser facilmente utilizados em qualquer telemóvel ou smartphone sem necessidade de slots adicionais.

9 comentários:

  1. Há uns anos atrás tinha um colega de trabalho que andava com três telemóveis atrás, um para cada rede.

    ResponderEliminar
  2. Já existe uma solução para quem viaja muito entre países e necessita de comunicações e dados a preços competitivos sem trocar de SIM, chama-se Truphone (http://www.truphone.com). A tecnologia dos SIM cards e da rede permite ter multi IMSI e multi MSISDN de vários países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Holanda, Hong Kong e mais em breve. Os tarifários nos restantes países também é competitivo e com serviço únicos como SmartCLI e SmartDial para melhorar ainda mais a experiência de utilização.

    ResponderEliminar
  3. Há uma razão para que isso não aconteça, aliás existem várias, mas para o caso quero realçar uma - quem tem o cartão , tem o Cliente.
    Que motivação tem um operador para dar ao cliente um SIM que possa ter vários operadores ? Vai perder receita por certo.
    Depois existem algumas mais praticas - espaço para aplicações, segurança, tecnologia, etc.
    Contudo já existe tecnologia para 1 cartão poder transitar entre operadores , que é o que está em estudo e preparação no caso dos "embedded sim" ,que não se deve confundir com as soluções atuais de M2M.

    ResponderEliminar
  4. Tivemos por cá os ZTC triplo SIM há bastante tempo, assim com existem vários modelos a fazê-lo. No entanto esse será certamente o primeiro telemóvel triple SIM (em versão smartphone) a chegar ao mercado.
    Além disso os anteriores modelos(não sei se haveriam excepções) apenas poderiam ter activos simultâneamente 2 dos 3 cartões inseridos no equipamento.

    Essa de um SIM para vários operadores parece-me bem, mas talvez complicado de implementar actualmente com os telemóveis construídos até aqui a não serem planeados/orientados de forma a dar apoio a essa boa solução.

    Ainda assim acho que foi pena até aos presentes dias os construtores não terem impulsionado mais os aparelhos dual-sim, ou complementado a oferta de todos os seus aparelhos single SIM com versões dual SIM. Talvez o mercado não tivesse tido dúvidas em escolhe-los preferencialmente(mesmo com diferenças significativas no preço).

    E sim, dará sempre jeito e conveniência, mesmo com esse tal SIM(multi SIM) a ser implementado, usufruir de um aparelho com mais que um único e simples Slot para o efeito. :)

    ResponderEliminar
  5. Há vários anos atrás já tinha passado por cartões multiSIM que permitiam clonar vários (6, ou 8 SIMs) para um só. Não sei se é coisa que seja feita de forma oficial ou tipo "hacking"... mas bem que poderia ser algo disponibilizado oficialmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Acer e39 já vem com tri sim ou seja leva tres cartão (chip).

      Eliminar
  6. Eu utilizo dois telemóveis em ambientes diferentes. Como tenho apenas um cartão SIM,e quero sempre usar o mesmo número, tenho que fazer o ritual de abrir, tirar o cartão e colocar no outro telemóvel todos os dias. Uma chatice!!! Fui até uma loja em busca de uma solução: quiseram me empurrar outro plano...

    ResponderEliminar