2013/08/23

Limpezas de Verão no Aberto até de Madrugada


Em jeito de mini-limpeza de Verão, fiz umas pequenas alterações aqui no Aberto até de Madrugada, em coisas que me pareciam estar a atrasar o site desnecessariamente. Não é a remodelação que se vai tornando cada vez mais necessária para dar uma imagem mais moderna e funcional, mas um meros retoques que - espero eu - possam poupar alguns segundos a quem por cá passa frequentemente.




A primeira é a tag cloud, que optei por remover completamente. Embora estivesse para ali perdida no meio da coluna lateral, confesso que gostava de lá ir espreitar de vez em quando, por curiosidade para saber quais eram os tópicos mais abordados. Infelizmente, à medida que o tempo vai passando, os resultados vão sendo cada vez menos úteis - e penso que pouca gente lhe daria uso.

Uma vez que já existiam muitos milhares de tags diferentes, aquele pequeno bloco era responsável pelo aumento do tamanho da página em dezenas de milhares de linhas, que obrigavam o browser a ter um trabalho extra descomunal  (e ainda por cima tinha um script em javascript a apresentar as tags de forma um pouco mais apelativa que o que o blogger tem de origem, o que também contribuiria certamente para o gasto acrescido de memória). Portanto... resolvi cortar o mal pela raiz e remover o bloco por completo.


Actualização: afinal o arquivo já faz o loading dinâmico apenas quando se clica nas datas, pelo que não desperdiça espaço estupidamente.
O outro bloco que estava a criar informação em excesso era o arquivo. Uma vez que estava a apresentar todos os títulos de todos os posts alguma vez escritos... novamente representando dezenas de milhares de linhas adicionais sem necessidade. Embora fosse mais fácil para encontrar um post, optei por mudar o estilo de apresentação do arquivo para uma lista de selecção do mês - bem mais compacto e que não "pesa" no HTML final. Uma vez que imagino que a maioria das pessoas dará uso ao Google para encontrar um artigo por cá, introduzido "abertoatedemadrugada.com" na caixa de pesquisa seguido da coisa a procurar... penso que também se tornará numa alteração sem qualquer impacto prático para vocês.


Actualização: por sugestão nos comentários, também retirei os artigos relacionados quando se está na página principal, aparecendo apenas quando visitam um post directamente. Penso que faz mais sentido assim, e também ajuda a acelerar o site. :)


Caso alguém desse uso habitual à tag cloud ou ao arquivo no estilo antigo, é favor dizerem... para tentarmos arranjar uma solução que sirva para todos. Mas até lá, digam-me se notam o site ligeiramente "mais leve" ou se não notam diferença nenhuma! :)

24 comentários:

  1. Pode até ser só impressão inicial, mas depois de carregar esta página, que até foi rápido, resolvi carregar o mês de Agosto no arquivo.
    Pimba, foi rapidíssimo!

    ResponderEliminar
  2. Concordo, nota-se bem que está mais leve. Mas, mesmo assim, ainda faz bufar a ventoinha do meu portátil... :D

    ResponderEliminar
  3. Malta quer é um novo template! :P

    ResponderEliminar
  4. Parece mais rápido mas mesmo assim acho que o que pesa aqui mais serão as áreas "Poderá também gostar de:" que se pudessem ser apresentadas apenas quando se vê um artigo individualmente seria o ideal, porque carregar aquilo para todos os artigos da pagina inicial parece-me que demora algum tempo...

    ResponderEliminar
  5. Definitivamente está bem mais leve... Notei bem a diferença.

    Aproveito a ocasião para dar os parabéns ao blog e desejar continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Cá está mais um post útil, vou aligeirar tb os meus blogs. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  7. Senti sem dúvida a diferença no carregamento das páginas, mas mesmo assim penso que é necessário melhorar o peso da páginas. Sei que poder ler os artigos completos logo no primeiro carregamento é bom, mas penso que um carregamento mais rapido é melhor para o utilizador (falando por mim, não me importo de clicar em links sabendo que as paginas vão ser carregadas rapidamente), assim sugeria que fosse reduzido o tamanho dos posts, aparecendo o "ver mais" com menos informação do que habitualmente acontece, pois muitas vezes aparece 2 imagens por post e isso pesa no carregamento, e talvez também o numero de post por pagina em vez dos actuais 8 poderia passar para 6, que acho que ia aumentar em muito a performance e ninguém levava a mal :)
    Mas isto é apenas a minha sugestão, independentemente disso continuarei a visitar o blog todos os dias (menos na próxima semana que estarei de férias :p)
    Continue com o excelente trabalho que tem feito e obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas sugestões sem dúvida.

      O número de posts tinha sido aumentado para "acompanhar" o tamanho da coluna lateral, mas já reacertei, reduzindo para 5 posts.

      A sugestão do "ver mais" é interessante - e também me parece lógica, mas sempre optei por não abusar dela por pensar que se tornasse "chato". Mas tens razão, com a página a carregar mais rapidamente, isso poderá deixar de ser impeditivo... (e também permite que se volte a apresentar mais posts "resumidos" na página inicial - teoricamente, gostava de poder mostrar os posts das últimas 24h, para quem por cá passa apenas uma vez por dia).

      Vou fazer a experiência e depois pergunto a reacção! :)

      Eliminar
    2. Boas.

      Já visito diariamente há anos e uma das coisas que gostava mesmo era o facto de poder ler os post's completos sem estar abrir cada um individualmente (claro que ocasionalmente é necessário).

      Pode ser mais rápido, mas clicar para ler, voltar atrás, clicar noutro, voltar novamente atrás... Torna-se desagradável...

      É a minha opinião... Vale o que vale.

      Continuação de bom trabalho.

      Eliminar
  8. Para mim o único ponto "contra" é com a introdução do "ler mais" em todos os posts. No PC não me faz diferença, abro em várias tabs e está feito. O problema é que muitas vezes leio o AadM por telemóvel ou tablet, e nesses casos abrir em tabs não é tão prático e antiga versão permitia ler logo tudo.

    De resto, já ansiava por esta melhoria de performance do blog, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro o uso do Currents da Google ou o Flipboard ou outro como tal. É extremamente simples e adictivo!

      Pessoalmente uso o Currents que carrega a notícia toda mas sem os tais extras que a página carrega. Sinto a falta dos comentáriia que posso abrir clicando em 'See original aericle" mas que se torna bom senão perdia ainda mais horas a ler o blog!

      Cumprimentos, Carlos Martins e parabéns por mais uma descoberta que fiz da tua vida digital quando passeava pelos artigos desta página. Graças aos picos de corrente...

      Eliminar
  9. Já visto este blog há algum tempo e sem dúvida que noto melhorias mas queria fazer um pergunta como se consegue ver testes mais antigos?É que na barra depois do nome do site só estão os mais recentes,se não dar para ver queria fazer uma sugestão:Pôr um espaço no site onde aparecem todos os testes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me na 1ª linha onde diz visto é visito

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Na coluna lateral na seccao de destaques tens um link para todas as Analises.

      Mas sim, já merecemos uma página mais organizada para facilitar que se encontrem as coisas. Mas até lá dêem uso ao google para encontrarem o que procuram, como refiro no post.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Deixo aqui duas sugestões:
    - fazer um planet com todos os seus blogues
    - providenciar um ficheiro OPML com todos eles também.

    Assim facilitava-se muito a inscrição via RSS (digo eu).

    ResponderEliminar
  12. Não uso absolutamente nada da coluna lateral. Por mim so la ficava o passatempo mais recente, o fundo para gadgets e a publicidade.

    ResponderEliminar
  13. Uma dica para o design do blog, inspiram-se mais no "TheVerge" é sem duvida uns dos melhores sites de noticia tecnológica... na minha opinião o aberto até de madrugada é superior ao pplware, pela é mesmo o design do site acho que deviam aproveitar mais o espaço em branco, fica a dica.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a tal remodelação completa do design é algo que será inevitável. Mas... ainda não há data prevista para se poder fazer tal coisa. :)

      Eliminar
  14. A questão do "ler mais" acho que funcionaria bem se ao clicar expandisse o tópico em vez de abrir nova janela.... Não sei as implicações em termos de tempo e recursos, mas como experiência julgo ser melhor, quer se leia no PC quer no telemóvel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível ter isso, mas invalidaria o objectivo principal que seria "poupar bytes". Se o fizer com posts dinamicamente "esticáveis" o conteúdo já lá estaria carregado, estando apenas escondido.

      Para isso, penso que será preferível manter a técnica antiga de deixar os posts totalmente visíveis, excepto os casos dos posts muitos longos mesmo.

      Como disse, vamos experimentar por alguns dias, e depois faz-se uma reavaliação da coisa. :)

      Eliminar